Image

A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências

21 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

21 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

ImageImageImageImageImageImage
Início » Blog » Mercado & Tendências » A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências

A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências




O envelhecimento das populações é um processo natural na formação da própria civilização. Porém, a transição demográfica brasileira está ocorrendo na metade do tempo do que em países europeus, por exemplo. Além disso, essa população também não é mais como antes, a nova terceira idade pede por experiências mais saudáveis. Surge um mercado enorme, não apenas de suplementos para terceira idade, mas de alimentos funcionais que combinem com essa nova geração 50+.

A transição de um país predominantemente jovem para um país adulto, a caminho da terceira idade, traz uma mudança drástica nos setores previdenciário e de saúde. Atualmente, no Brasil, 12% dos gastos do Estado são destinados à população idosa. Com o aumento desta população as despesas serão maiores, uma vez que os gastos estimados para aqueles com mais de 65 anos é de 3 a 5 vezes maior do que aqueles em faixas etárias inferiores. Além disso, segundo a UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), os gastos médio anual com saúde para beneficiários com mais de 59 anos é de cerca de 7,5 vezes a despesa apontada para a primeira idade (0-18 anos). Esse aumento nos gastos públicos vai estressar os setores previdenciários e de saúde nos próximos anos, criando demandas por políticas de prevenção à doenças e cuidados especiais com idosos, permitindo um envelhecimento saudável e menos oneroso. 

 

O fim do estereótipo de cabelos brancos e a busca por uma vida mais saudável:

 

Como sabemos, um dos principais motores para um envelhecimento salutar é a adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida. No entanto, esse estilo de vida pode ser alcançado também na melhor idade, para uma vida menos dependente do sistema de saúde. O que tem se percebido é exatamente isso: idosos cada vez mais ativos e preocupados com sua alimentação ocupam agora as ruas em caminhada e parques ao ar livre. O estereótipo do idoso passa por uma transição, criando novas tendências para o mercado.

Assim, como reflexo da mudança da expectativa de vida da população, observa-se um deslocamento dos “momentos” da vida das pessoas. Ou seja, os humanos passaram a ser mais ativos após os 50 anos. O número de pessoas trabalhando após os 60 é apenas um dos indicativos do deslocamento desses momentos. Se em 2012 5,9% dos idosos eram ativos no mercado de trabalho, em 2018 esse número saltou para 7,2%, um aumento considerável. 

 

 

O amplo mercado da idade de ouro:

 

Com maior poder aquisitivo, estabilidade financeira e preocupação com envelhecimento saudável, esse grupo torna-se um mercado amplo e exigente

As academias de ginástica passam a ter atendimento específico para idosos. E não apenas musculação mas diversas aulas voltadas para a necessidade desta faixa etária: vão desde a musculação até lutas. 

Além disso, o setor de beleza também anda a passos largos no atendimento à população 50+. Antes com uma única categoria para o público sênior, hoje esse mercado subsegmentou a categoria com linhas de produtos especificas para 60+, 70+, por exemplo. O que mostra a dedicação e preocupação do setor com esse nicho crescente. 

 

O espaço na prateleira para suplementos e alimentos funcionais:

 

Uma avaliação de mercado da Future Market Insights, aponta que o mercado de suplementos para terceira idade deve crescer na taxa de 6% ao ano entre 2022 e 2032 atingindo um valor de  $265 bi em 2032.

Logo, a chegada de suplementos alimentares para a faixa etária 50+ no mercado é impactante e crescente. Estudos mostram que 4 em cada 5 norte-americanos, em idade avançada, consomem ao menos um suplemento durante o dia. 

 

Ciência + experiência = a fórmula para suplementos para terceira idade:

 

O conhecimento tradicional sempre esteve presente na vida dos brasileiros, aquele chazinho, aquela receita caseira e o poder dos produtos naturais são bastante conhecidos e passados por gerações. No entanto, com os avanços tecnológicos, é possível unir esses dois aspectos, resultando num melhor aproveitamento desses desses alimentos saudáveis que estão presentes no conhecimento tradicional. Assim, não seria mais preciso escolher entre manter a tradição e consumir produtos com ativos eficazes.

Atualmente, diversos extratos de alimentos conhecidos por suas propriedades funcionais estão sendo desenvolvidos e aprovados por órgãos reguladores do Brasil e do Mundo. Esses extratos trazem os compostos bioativos em uma forma padronizada, testada e estudada para melhor atender as necessidades tanto de idosos como de jovens. Estão presentes em alimentos, como:

  • Menta
  • Azeitona
  • Cranberry
  • Cúrcuma
  • Chá verde
  • Semente de uva

Por exemplo, o entendimento de que consumir azeite de oliva é benéfico para a saúde cardiovascular está difundido no conhecimento popular, e, valendo-se dessa informação, o extrato de oliva traz todo esse conhecimento popularizado junto de estudos científicos que atestam tal efeito. 

Assim, o encontro com a sabedoria popular é uma das chaves para chamar atenção desse público.

 

Disse a vovó: Um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda…

 

 Se no passado o foco era produtos relacionados ao cálcio para os ossos ou com açúcar reduzido para combater o diabetes, atualmente existe uma gama de exclusivos suplementos para a terceira idade. Isso porque, mesmo com o aumento da expectativa de vida e da transição da velhice para uma etapa ativa e produtiva, destaca-se que os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento, muitas vezes denominados como doenças crônicas não transmissíveis, ainda são os principais supressores da qualidade de vida dos idosos. Doenças cardiovasculares, câncer, problemas neurológicos como Alzheimer, são algumas das principais doenças crônicas que impactam negativamente esse grupo etário.

O design de suplementos para o grupo 50+ pode ser feito para atingir uma única funcionalidade. Porém, o que se nota é que produtos que trazem duas ou mais funcionalidades podem ser mais aceitos pela praticidade e benefícios extras. 

Assim, um suplemento para a saúde cardiovascular, pode combinar benefícios para saúde ocular e controle glicêmico . Um exemplo é um produto com resveratrol e outros antioxidantes como os carotenoides que tem tripla funcionalidade (olhos, coração e pâncreas). Esse produto poderia conter polifenóis de cranberry, mirtilo, e da luteína e zeaxantina, que auxiliam na saúde ocular além dos seus efeitos antioxidantes. 

Outro exemplo seriam produtos para imunidade que geralmente possuem altas doses de vitamina C. Além de antioxidante, esse composto ativa o sistema imunológico, atua na formação de colágeno, manutenção da firmeza da pele e na reconstituição de cartilagem entre ossos. 

 

Para ir além…

 

O processo de envelhecimento é natural e não tem como fugirmos.

Por isso, é  preciso aproveitar e viver intensamente em cada etapa. A maneira de lidar com esse processo é diferente para cada indivíduo e pode trazer dificuldades ao longo do percurso. Para aqueles que buscam um envelhecimento saudável e uma velhice ativa e prazerosa, os suplementos alimentares devem ocupar mais espaço na mesa. Hoje, estão presentes no cotidiano das vidas do grupo 50+: multivitamínicos, extratos, proteínas, produtos para saúde, minerais. Com a preocupação com a energia e disposição para o dia, o balanceamento de vários aspectos da vida para promoção do auto bem-estar e o autocuidado como prevenção à doenças, os suplementos para o público sênior serão motores do mercado de alimentos funcionais nos próximos anos. 

A Pronutrition é a parceira ideal no desenvolvimento de produtos personalizados, destinados a grupos específicos. Com a expertise, agilidade e qualidade na entrega, cuidamos do seu próximo lançamento desde a idealização até a entrega do produto final! Vem inovar com a gente! 

ImageImageImageImageImageImage
Início » Blog » Mercado & Tendências » A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências

A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências




O envelhecimento das populações é um processo natural na formação da própria civilização. Porém, a transição demográfica brasileira está ocorrendo na metade do tempo do que em países europeus, por exemplo. Além disso, essa população também não é mais como antes, a nova terceira idade pede por experiências mais saudáveis. Surge um mercado enorme, não apenas de suplementos para terceira idade, mas de alimentos funcionais que combinem com essa nova geração 50+.

A transição de um país predominantemente jovem para um país adulto, a caminho da terceira idade, traz uma mudança drástica nos setores previdenciário e de saúde. Atualmente, no Brasil, 12% dos gastos do Estado são destinados à população idosa. Com o aumento desta população as despesas serão maiores, uma vez que os gastos estimados para aqueles com mais de 65 anos é de 3 a 5 vezes maior do que aqueles em faixas etárias inferiores. Além disso, segundo a UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), os gastos médio anual com saúde para beneficiários com mais de 59 anos é de cerca de 7,5 vezes a despesa apontada para a primeira idade (0-18 anos). Esse aumento nos gastos públicos vai estressar os setores previdenciários e de saúde nos próximos anos, criando demandas por políticas de prevenção à doenças e cuidados especiais com idosos, permitindo um envelhecimento saudável e menos oneroso. 

 

O fim do estereótipo de cabelos brancos e a busca por uma vida mais saudável:

 

Como sabemos, um dos principais motores para um envelhecimento salutar é a adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida. No entanto, esse estilo de vida pode ser alcançado também na melhor idade, para uma vida menos dependente do sistema de saúde. O que tem se percebido é exatamente isso: idosos cada vez mais ativos e preocupados com sua alimentação ocupam agora as ruas em caminhada e parques ao ar livre. O estereótipo do idoso passa por uma transição, criando novas tendências para o mercado.

Assim, como reflexo da mudança da expectativa de vida da população, observa-se um deslocamento dos “momentos” da vida das pessoas. Ou seja, os humanos passaram a ser mais ativos após os 50 anos. O número de pessoas trabalhando após os 60 é apenas um dos indicativos do deslocamento desses momentos. Se em 2012 5,9% dos idosos eram ativos no mercado de trabalho, em 2018 esse número saltou para 7,2%, um aumento considerável. 

 

 

O amplo mercado da idade de ouro:

 

Com maior poder aquisitivo, estabilidade financeira e preocupação com envelhecimento saudável, esse grupo torna-se um mercado amplo e exigente

As academias de ginástica passam a ter atendimento específico para idosos. E não apenas musculação mas diversas aulas voltadas para a necessidade desta faixa etária: vão desde a musculação até lutas. 

Além disso, o setor de beleza também anda a passos largos no atendimento à população 50+. Antes com uma única categoria para o público sênior, hoje esse mercado subsegmentou a categoria com linhas de produtos especificas para 60+, 70+, por exemplo. O que mostra a dedicação e preocupação do setor com esse nicho crescente. 

 

O espaço na prateleira para suplementos e alimentos funcionais:

 

Uma avaliação de mercado da Future Market Insights, aponta que o mercado de suplementos para terceira idade deve crescer na taxa de 6% ao ano entre 2022 e 2032 atingindo um valor de  $265 bi em 2032.

Logo, a chegada de suplementos alimentares para a faixa etária 50+ no mercado é impactante e crescente. Estudos mostram que 4 em cada 5 norte-americanos, em idade avançada, consomem ao menos um suplemento durante o dia. 

 

Ciência + experiência = a fórmula para suplementos para terceira idade:

 

O conhecimento tradicional sempre esteve presente na vida dos brasileiros, aquele chazinho, aquela receita caseira e o poder dos produtos naturais são bastante conhecidos e passados por gerações. No entanto, com os avanços tecnológicos, é possível unir esses dois aspectos, resultando num melhor aproveitamento desses desses alimentos saudáveis que estão presentes no conhecimento tradicional. Assim, não seria mais preciso escolher entre manter a tradição e consumir produtos com ativos eficazes.

Atualmente, diversos extratos de alimentos conhecidos por suas propriedades funcionais estão sendo desenvolvidos e aprovados por órgãos reguladores do Brasil e do Mundo. Esses extratos trazem os compostos bioativos em uma forma padronizada, testada e estudada para melhor atender as necessidades tanto de idosos como de jovens. Estão presentes em alimentos, como:

  • Menta
  • Azeitona
  • Cranberry
  • Cúrcuma
  • Chá verde
  • Semente de uva

Por exemplo, o entendimento de que consumir azeite de oliva é benéfico para a saúde cardiovascular está difundido no conhecimento popular, e, valendo-se dessa informação, o extrato de oliva traz todo esse conhecimento popularizado junto de estudos científicos que atestam tal efeito. 

Assim, o encontro com a sabedoria popular é uma das chaves para chamar atenção desse público.

 

Disse a vovó: Um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda…

 

 Se no passado o foco era produtos relacionados ao cálcio para os ossos ou com açúcar reduzido para combater o diabetes, atualmente existe uma gama de exclusivos suplementos para a terceira idade. Isso porque, mesmo com o aumento da expectativa de vida e da transição da velhice para uma etapa ativa e produtiva, destaca-se que os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento, muitas vezes denominados como doenças crônicas não transmissíveis, ainda são os principais supressores da qualidade de vida dos idosos. Doenças cardiovasculares, câncer, problemas neurológicos como Alzheimer, são algumas das principais doenças crônicas que impactam negativamente esse grupo etário.

O design de suplementos para o grupo 50+ pode ser feito para atingir uma única funcionalidade. Porém, o que se nota é que produtos que trazem duas ou mais funcionalidades podem ser mais aceitos pela praticidade e benefícios extras. 

Assim, um suplemento para a saúde cardiovascular, pode combinar benefícios para saúde ocular e controle glicêmico . Um exemplo é um produto com resveratrol e outros antioxidantes como os carotenoides que tem tripla funcionalidade (olhos, coração e pâncreas). Esse produto poderia conter polifenóis de cranberry, mirtilo, e da luteína e zeaxantina, que auxiliam na saúde ocular além dos seus efeitos antioxidantes. 

Outro exemplo seriam produtos para imunidade que geralmente possuem altas doses de vitamina C. Além de antioxidante, esse composto ativa o sistema imunológico, atua na formação de colágeno, manutenção da firmeza da pele e na reconstituição de cartilagem entre ossos. 

 

Para ir além…

 

O processo de envelhecimento é natural e não tem como fugirmos.

Por isso, é  preciso aproveitar e viver intensamente em cada etapa. A maneira de lidar com esse processo é diferente para cada indivíduo e pode trazer dificuldades ao longo do percurso. Para aqueles que buscam um envelhecimento saudável e uma velhice ativa e prazerosa, os suplementos alimentares devem ocupar mais espaço na mesa. Hoje, estão presentes no cotidiano das vidas do grupo 50+: multivitamínicos, extratos, proteínas, produtos para saúde, minerais. Com a preocupação com a energia e disposição para o dia, o balanceamento de vários aspectos da vida para promoção do auto bem-estar e o autocuidado como prevenção à doenças, os suplementos para o público sênior serão motores do mercado de alimentos funcionais nos próximos anos. 

A Pronutrition é a parceira ideal no desenvolvimento de produtos personalizados, destinados a grupos específicos. Com a expertise, agilidade e qualidade na entrega, cuidamos do seu próximo lançamento desde a idealização até a entrega do produto final! Vem inovar com a gente! 

Confira nossas publicações recentes






    Say Hello!

    Inovar e crescer depende de ouvirmos você




    Envie uma mensagem, ligue, mande um WhatsApp. Esse poder ser o início de uma história de sucesso construída em conjunto.