Antes de começar a ler este texto, pesquise no Google “gel alimentício”. Garanto que você só encontrou resultados de carboidratos para esportistas, certo? Mas essa não é a única finalidade aplicável para esse formato. Os Hidrogéis são inovação que proporciona um formato de consumo rápido e saboroso, sem a necessidade de adição de gramas de carboidrato. Ou seja, eles são puramente água e ingredientes. Por isso, decidimos mostrar aqui tudo que é possível criar em inovações de géis alimentícios.

Entendendo a demanda:

Um estudo recente publicado pelo FMI (Future Market Insights) apontou que o mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar a cifra de US$ 252 bilhões em 2025. O gráfico abaixo, publicado no estudo “Vitamins, Supplements & OTC” de 2021, da Mintel, mostrou que os nichos com maior crescimento seriam:

  • Saúde mental
  • Controle de peso
  • Potencializador de beleza

Dentre esses nichos, observou-se um grande crescimento nas buscas por funcionalidades específicas, como relaxamento, sono, saúde da pele e performance. Um exemplo disso é o aumento de vendas de melatonina. Um levantamento realizado pela Sindusfarma a pedido do SBT Newsrevelou que as vendas de melatonina saltaram de 529,4 mil unidades entre janeiro e março de 2022 para 1,34 milhões no mesmo período de 2023, um aumento de 153,3%.

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No entanto, outras funcionalidades também começam a despertar o interesse do público. Segundo o google trends, a black friday de 2023 registrou um aumento de 24% para o termo “suplementos” e os itens mais comprados eram para foco em performance como wheys, creatina e bcaa.

O que isso significa para o seu negócio?

Com o mercado crescendo, a necessidade de inovar para sair à frente da concorrência é essencial. Aliar isso a outras tendências de consumo pode ser a chave para o sucesso do seu produto. Se você ainda não sabe quais são as principais tendências de 2024 para esse nicho de mercado, acesse nosso conteúdo aqui!

Outro ponto de interesse do consumidor é a apresentação do produto. As longas rotinas de trabalho, a vida estressante nas grandes cidades e o tempo cada vez mais curto forçam as pessoas a buscarem praticidade e agilidade. De acordo com pesquisa do ITAL de 2022, a conveniência e simplicidade das embalagens é uma macro tendência, com destaque para:

  • Facilidade de abertura
  • Consumo on-the-go e portabilidade
  • Preservação dos componentes e princípios ativos

 

Mas não apenas o formato da embalagem importa. Com a grande ampliação da IA, os consumidores contam com um suporte e tanto para melhorar sua nutrição, o que os torna ainda mais atentos a rótulos e claims. Portanto, uma tabela nutricional saudável ou uma lista curta de ingredientes pode ser o critério de escolha que o separa da concorrência.

Nesse cenário, os géis são uma ótima opção de inovação. Com uma embalagem prática e formulação clean label, os géis podem contar com uma curta lista de ingredientes e um momento de consumo que se encaixa na vida agitada do consumidor. Sem a necessidade de preparo em água e aliando mais sabor do que uma cápsula, os géis fisgam seu cliente pela praticidade, indulgência e saudabilidade.

O que dá para fazer no formato de gel alimentício (sem precisar do carbo):

Além dos tradicionais e bastante conhecidos no mercado, géis de carboidrato, é possível desenvolver os chamados Hidrogéis. Essa categoria permite colocar os ativos em um formato aquoso sem a presença de carboidratos. Um formato interessante para públicos como atletas de baixo rendimento ou momentos de consumo que não exigem um boom de energia.

Um grande exemplo seriam os hidrogéis para o sono. Como o consumidor pretende relaxar ao invés de buscar energia e seu corpo ficará muito tempo em repouso, o consumo de carboidratos pode ser inviável. Com um hidrogel, seria possível oferecer uma quantidade maior de ativos por dose do que em uma cápsula e de quebra com um sabor cativante, mas sem o consumo alto de carboidratos desnecessários.

Os ativos que você nunca pensou ter em um gel alimentício:

A cúrcuma, ginseng, gengibre e pimenta são ativos naturais bastante conhecidos que seriam possíveis de acrescentar a um gel ou hidrogel funcional. No entanto, os géis abrem possibilidade para a utilização de diversos outros ativos. Entre eles, alguns permanecem inexplorados nesse formato como:

  • Teanina
  • Teacrina
  • Melatonina
  • Colágeno
  • TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média)
  • Vitaminas
  • Picolinato de Cromo
  • Nootrópicos
  • Arginina
  • Minerais
  • Fibras prebióticas
  • Aminoácidos

A grande chave para saber qual suplemento é o ideal para sua marca é pensar no mercado a ser atingido. Por exemplo, o mercado de suplementos para beleza está em grande alta com o aumento das tendências clean beauty. Nesse contexto, ter um suplemento de colágeno ou ácido hialurônico saboroso que pode ser levado na bolsa pode ser um grande diferencial frente à concorrência.

Outro mercado que tem despertado a atenção de grandes farmacêuticas como a CIMED é o teen. Com o lançamento do “carmed” em 2023, uma collab com a fini, rendeu R$180 mi e despertou o olhar das marcas para esse público.

Com os géis alimentícios, é possível criar suplementos para esse público, com grande foco em sabores indulgentes. Quem sabe um gel de colágeno não é o próximo a viralizar no TikTok?

O mercado gamer: Que tal oferecer um gel para quem navega no metaverso o dia todo?

O mercado gamer é um setor em constante crescimento e evolução. Impulsionado pelo aumento do número de jogadores em todo o mundo e pelo desenvolvimento tecnológico dos dispositivos de jogos. Esse nicho já chega na casa dos US$ 200 bilhões, segundo dados da Newzoo, uma das principais empresas de pesquisa de mercado de jogos.

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Tradicionalmente, os jogos online têm sido sinônimo de um estilo de vida sedentário predominantemente apreciado por adolescentes. Jogadores profissionais gastam, em média, 5:28h horas de treinamento em frente ao computador. Entretanto, esse número pode chegar a 12 até 14 horas de práticas diárias.

Por outro lado, o desempenho do atleta está ligado a diversos fatores como a qualidade do sono, rotinas de treinamento, equipamentos de última geração e hábitos alimentares. Nutrientes como os antioxidantes, melatoninas, vitaminas e minerais podem auxiliar no desempenho de um atleta profissional através da melhora do sono.

Com horas de jogo tão prolongadas, é comum que os jogadores recorram à cafeína para manter o foco. Por isso, bebidas energéticas fazem sucesso com esse público. No entanto, o excesso de cafeína pode ser prejudicial ao sono e aumentar a irritabilidade e ansiedade. É importante consumir doses adequadas de cafeína para que isso não aconteça. Mais uma vez, os géis brilham como uma excelente oportunidade, seja para fornecer energia e foco ou relaxamento e sono.

Falando em computador: Trabalhadores de alto foco

O levantamento foi feito pela plataforma Electronics Hub, um site de informações eletrônicas, a partir da pesquisa Digital 2023:Global Overview Report da DataReportal, considerando 45 nações, e concluiu que o Brasil é o segundo país com mais pessoas em frente a uma tela.

São cerca de 56,6% das horas acordadas em frente a telas, ou seja, cerca de nove horas do dia. 

Com tantas horas conectados todos os dias, manter o foco para tarefas complexas pode ser um desafio. Pensando nisso, ativos como a cafeína, que fornece energia e foco para atividades a curto prazo, e a Fosfatidilserina, que a longo prazo auxilia na memória e função cognitiva.

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Esses ativos, são perfeitamente aplicáveis em géis de carboidratos. Porém, pensando que o momento de consumo desse suplemento é durante o trabalho, os grandes períodos sentados ou de atividades com baixo consumo de calorias não combinam com a quantidade de carboidratos presente no gel.

Os hidrogéis tornam-se a melhor alternativa, já que possibilitam a ingestão dos ativos com sabor e sem a preocupação do ganho calórico.

Um ingrediente também muito interessante para esse público é a luteína, um pigmento natural que tem ação antioxidante e que filtra a luz azul nociva e traz benefícios à saúde dos olhos, sendo uma boa pedida para esse público. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos como espinafre, couve, milho, ovos, etc. ou em suplementos alimentares como géis.

O mercado esportivo: Para quem não é atleta

Atletas de alta performance, como ciclistas, maratonistas, praticantes de crossfit, entre outros, já são consumidores assíduos dos géis de carboidrato. No entanto, a performance esportiva abrange muitas nuances para quem pratica exercícios mais leves. Um praticante de musculação no dia a dia pode não precisar de toda energia que um gel de carboidrato oferece, mas pode se interessar por um hidrogel de creatina, por exemplo.

De acordo com a Business Research, o mercado global de nutrição e suplementos esportivos atingiu a marca de US$8 bilhões, em 2023. Entre os suplementos mais buscados estão: Whey, creatina e pré-treinos.

Com diversas marcas competindo por uma fatia de mercado, aliar tendências como a facilidade de consumo e sabor à qualidade coloca sua marca à frente e pode ser um diferencial para o consumidor final.

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