Quem não quer saber exatamente o que lançar no ano novo para protagonizar o mercado, não é mesmo? Entre as várias tendências 2023 para alimentos e bebidas no próximo ano, o relatório da NutriConnection aborda os suplementos e alimentos funcionais. Sendo assim, trouxemos aqui uma pequena amostra do que esperar para esses segmentos. Vem com a gente!

 

Suplementos:

Segundo a ANVISA, essa categoria se refere à alimentos com a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos como um complemento à alimentação cotidiana. Desde sua chegada, o mercado de suplementos tem crescido cada vez mais, evoluindo de complementos para esportes até atingir o cotidiano em nutrição holística e performance mental, alcançando uma grande categoria de alimentos.

Se na edição de 2022 o relatório destacou o crescimento dos suplementos nas categorias de imunidade e cognição, o destaque de tendências 2023 é na imunidade e mercado feminino.

 

Imunidade:

Segundo o google trends há um crescimento de 350% nas pesquisas de shots para imunidade. Segundo a Fatpos Global, foi observado um crescimento médio anual de 6,5% para atingir US$ 129,6 bilhão em 2021 no segmento imunológico, um salto de 8,3% em relação a 2020.

Assim, suplementos para aumentar a imunidade são uma forte aposta nos lançamentos de 2023, principalmente com o cenário pós pandêmico.

Em paralelo, os multivitamínicos também ocupam o seu lugar. Os diversos lançamentos de produtos com foco em vitaminas previstos para 2023, comprovam que essa funcionalidade vai continuar em alta, principalmente quando o tema é melhorar a resposta imunológica. Um outro exemplo de potencial são os multivitamínicos ofertados em forma de “gummies” onde se combina conveniência e a indulgência como provocação percebida pela multiplicidade de sabores.

 

Suplementos para mulheres:

As diferentes necessidades e estilos de vida fazem com que os suplementos apresentem seu posicionamento dirigido, por exemplo: a saúde feminina. Alimentos que aliviam cólicas menstruais ou melhoram a saúde do trato urinário são as tendências desse nicho para 2023.

 

Reposição de Proteínas e Esportes.

O clássico está sempre em alta. Quando o segmento de suplementos surgiu no Brasil, seu carro-chefe já era a nutrição esportiva. Parece que mesmo 5 anos depois esse nicho continua em alta no mercado. Energia, disposição e o movimento fitness continuam em 2023 como a porta aberta para lançamentos de produtos inovadores.

Focando na reposição de proteínas para dar suporte no processo fisiológico e muscular na prática esportiva, os suplementos podem fazer grande diferença para atletas. E a realidade continua assim com o “whey protein” e o colágeno predominando na preferência dos consumidores.

Se aliando à tendência crescente de saudabilidade as proteínas “plant-based” para o mercado vegano também são uma aposta certa para o ano que chega.

A sensorialidade: Sinônimo da experiência.

O sabor e a indulgência continuam sendo prioridade na escolha de alimentos e bebidas. Com a busca por saudabilidade e conexões reais, o consumidor quer cada vez mais experiências. O sabor, portanto, torna-se parte essencial da suplementação. As marcas de alimentos, bebidas e food service que mais têm se destacado nos últimos anos são aquelas que atendem consumidores que buscam produtos que conseguem amplificar os sabores, cores, texturas, aromas e interatividade que um alimento ou bebida podem proporcionar.

Porém, vale ressaltar que o saudável deve se unir à boa experiência. O consumidor cada vez mais consciente quer viver com menos estresse. Isso traz uma polarização na escolha de sabores para que tragam, ao mesmo tempo, sensações de conforto e nostalgia. Remetendo assim a tempos menos estressantes.

Experimentar uma cultura não é mais o suficiente, é preciso imergir em seus sabores regionais, ousar e descobrir novas sensações. Daí o destaque para sabores sour. De forma semelhante, a cor é um componente chave para aumentar o apetite e a aceitação do consumidor.

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ALIMENTOS FUNCIONAIS: A palavra de ordem é “Saudabilidade”.

O uso de Ingredientes orgânicos em alimentos e bebidas continua em ascensão, apresentando um crescimento de +5% ano a ano ao se comparar os lançamentos de 2020 e 2021. O Realfooding é um movimento que ganha força nas tendências e obriga a indústria a ir além no quesito saudabilidade, dando destaque para produtos minimamente processados. Além disso, a tendência home-cooking desafia a indústria de alimentos a lançar produtos com viés de receitas caseiras em 2023.

Os coquetéis mais leves ou mocktails acompanham a ideia do consumidor de drinks lights e sem efeitos posteriores desagradáveis. São uma ótima opção para quem quer evitar o consumo de álcool e se manter hidratado.

 

Alimentação e conforto mental:

É fato que os consumidores passaram a se preocupar ainda mais com a saúde mental após a pandemia. Uma pesquisa da Vittude, plataforma de terapia online, em parceria com a Opinion Box, mostrou que entre 2 mil pessoas, de todas as regiões do Brasil, 57% dos entrevistados afirmam que passaram a cuidar mais da saúde mental após a pandemia.

A famosa frase “você é o que você come” ajuda a ilustrar o papel da alimentação saudável nessa busca por bem-estar mental do consumidor:

  • Fornecendo nutrientes suficientes para regular o humor
  • Redução do estresse oxidativo e inflamação
  • Equilibrando seus níveis de bactérias intestinais benéficas
  • Aumentando os efeitos de medicamentos

 

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Rico em Fibras: O intestino é nosso segundo cérebro.

Fibra é um termo geral que se aplica a qualquer tipo de carboidrato que seu corpo não consegue digerir. O fato de seu corpo não usar as fibras como combustível não a torna menos valiosa para sua saúde geral. Com quase 100 milhões de neurônios, a rede de células nervosas que revestem o trato digestivo é tão extensa que pode ser considerada um “segundo cérebro”. Os micróbios intestinais conseguem modificar a atividade desses nervos e, desse modo, transmitir impulsos elétricos ao cérebro. As consequências dessas interações podem ser ataques de fúria, tristeza profunda, alterações de humor, apatia, desânimo, dores de cabeça e depressão.

Assim, em um tempo em que busca-se a diminuição do estresse e saúde mental, os probióticos ganham cada vez mais relevância. As fibras tornam-se, portanto, aliadas nessa busca e ganham os holofotes em alimentos funcionais podendo oferecer os seguintes benefícios:

  • Redução do colesterol
  • Promovendo um peso saudável.
  • Adicionando volume ao trato digestivo,
  • Promovendo o controle do açúcar no sangue.
  • Redução do risco de câncer gastrointestinal.

E aí, ficou curioso pra saber mais sobre as tendências de 2023? Nossos clientes recebem apoio para os lançamentos de 2023 com acesso em primeira mão ao relatório completo da NutriConnection! Além disso, estamos sempre atualizados a respeito das tendências do mercado e como parceiros sugerimos lançamentos alinhados a elas!

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