Que eles têm poder aquisitivo a gente já sabe, mas quais são os produtos do mercado de suplementos pelos quais a geração X está disposta a pagar mais? 

A Geração X compreende pessoas nascidas entre os anos de 1964 e 1980, ou seja, estão no auge da carreira e ocupam a maioria dos cargos de liderança nas empresas. Esse grupo também concentra o maior poder aquisitivo, e representam 37% da força de trabalho brasileira, revelou uma pesquisa realizada pelo IBGE, em parceria com o Itaú BBA. Mas, mesmo com esse enorme potencial aquisitivo, a geração X começa a enfrentar desafios de saúde e tentam preveni-los com um estilo de vida de saúde e bem-estar. Logo, uma excelente oportunidade para o mercado de suplementos. 

Pioneiros na busca por um envelhecimento mais saudável

Conhecidos também como “geração sanduíche”, são responsáveis por cuidar dos pais e dos filhos ao mesmo tempo, e relatam condições de saúde piores do que as gerações anteriores. Dito isto, foi o primeiro grupo a vivenciar o estresse do dia a dia atarefado de trabalho, tornando-os mais suscetíveis a doenças crônicas que a geração anterior, os Baby Boomers.

Além dos efeitos físicos, a geração X enfrenta problemas como insônia e altos índices de ansiedade e depressão. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), dentre 11 países, o Brasil apresentou mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) na população nos últimos anos. Um detalhe é que antes do momento de pandemia, esse percentual representava apenas 19%.

Mercado de suplementos: 62% da geração X fazem uso de suplementos diariamente, 25% da geração Z consomem vitaminas

Fonte: WGSN – 62% da geração X faz uso de suplementos diariamente, e apenas 25% da geração Z consome vitaminas.

Com as crescentes preocupações com a saúde e o desejo de manter um estilo de vida equilibrado, prevê-se que a procura dessa geração no mercado de suplementos cresça cada vez mais. Afinal, a Gen X é pioneira em uma nova abordagem de envelhecimento saudável, que inclui produtos que os ajudarão a alcançar o equilíbrio em seus diversos estilos de vida agora, e nas próximas décadas. 

Com base no relatório de Tendências globais de alimentos e bebidas 2024, publicado pela Mintel, 76% desse grupo se preocupam com doenças relacionadas ao envelhecimento. O reflexo disso já é percebido em outro dado apresentado pela WGSN, em que 62% da geração X relata já fazer uso de suplementos diários para a saúde geral, enquanto para a geração Z esse número cai para apenas 25%.

O melhor dos dois mundos!

A geração X representa a parcela mais significativa de gastos no mercado de suplementos. Unindo a disposição de experimentar novos produtos, mas ainda assim prezando pela qualidade do serviço e da marca, investir em alimentos e bebidas funcionais é uma grande oportunidade de atender as necessidades desse público. 

É importante salientar que essa não é a única parcela que sofre influência da geração X, já que 61% dos consumidores com 71 anos ou mais confiam em seus filhos para tomar a maioria das decisões de compra de alimentos e bebidas, segundo a Mintel (2021). Logo, a geração X é responsável pelas compras e cuidados também com a geração Y, e passa a influenciar a mesa desse público.

Quais são as maiores necessidades desse público

Segundo a Mintel (2021), o aumento do estresse no trabalho e a falta de sono, são relatados por 76% da geração X. Além disso, questões como saúde cardiovascular e outras doenças crônicas, são queixas desse público. Esses fatores impactam sua qualidade de vida, afinal, uma boa noite de sono é essencial para melhorar a saúde física e emocional.

A boa notícia é que diversos nutrientes podem diminuir esses sintomas: 

  • Magnésio
  • Triptofano
  • Vitaminas do complexo B
  • Melatonina
  • Ômega 3
  • Cálcio
  • Resveratrol

A suplementação pode ser feita por meio de diversos formatos, como pós, bebidas, géis, ou então a favorita desse público, as cápsulas! Mas com certeza, uma fórmula exclusiva e inovadora, te diferencia no mercado de suplementos! 

Para cada momento, um suplemento!

Estudos apontam que 74% dos brasileiros consideram passar tempo pessoalmente com família e amigos algo importante (Mintel, 2023). Esse dado está diretamente relacionado aos momentos de consumo e funcionalidades que esses consumidores buscam. 

Por exemplo, adultos moram com sua família normalmente priorizam tomar café da manhã em casa. Um expresso acompanhado de um suplemento para cognição, por exemplo, uma bebida em pó, é o combo perfeito para iniciar um dia de trabalho. 

Qualidade e inovação fidelizam a geração X!

Um fator que fideliza a compra de suplementos é a qualidade. Estudos mostram que 68% das pessoas estão dispostas a gastar mais em alimentos com mais funcionalidades. Quando se trata da geração X, garantir uma boa experiência é a melhor opção! Pois eles são leais às marcas que amam. 

Isso ressalta a importância de investir em ingredientes premium, embalagens de qualidade e certificações reconhecidas. Tais elementos agregam valor ao produto aos olhos dos consumidores exigentes, evidenciando o compromisso com a excelência e a qualidade.

Como podemos te ajudar? 

Na sua linha de suplementos, você já oferece algum produto direcionado para atender as demandas da geração X, que geralmente possui um alto poder aquisitivo?

Na Pronutrition, não só estudamos esse mercado minuciosamente, como também dispomos de tudo o que você necessita para integrar esse produto à sua linha!

Operando em modelo full service e com estrutura fabril robusta, atuamos em todas as etapas do desenvolvimento do produto, desde a criação do conceito até o fechamento da embalagem e produção do produto final. Tenha a segurança de saber que tudo está sob controle, com a nossa ajuda.

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