Pouco mencionado nas revistas e menos ainda entre as rodas de amigos, o autocuidado masculino é um tópico que movimenta milhões de reais e é de importância vital para a saúde. Muito além das campanhas de novembro azul, homens do mundo todo tem dificuldade de encontrar produtos que sanem suas necessidades e façam parte de sua rotina. Mas o que buscam esses homens? Que tipo de auto cuidado eles devem ter? 

 A busca pela manutenção das capacidades mentais, físicas, sexuais e beleza cresce entre os homens. Estes buscam não somente manter as melhores condições durante a fase adulta, mas também buscam melhorar os aspectos estéticos. Essa tendência quebra alguns paradigmas da masculinidade e corrobora com a atuação de um grande mercado consumidor de produtos para cuidado e beleza, atualmente.  Além disso, o aumento da expectativa e da qualidade de vida proporciona aos mais experientes a capacidade de combater os efeitos graduais causados pela andropausa e pelo envelhecimento.

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HOMEM TAMBÉM FAZ SKIN CARE!

O segmento de produtos para beleza masculina é um setor em recente expansão. Não acredita? Vamos aos dados então: o mercado de produtos para cuidados masculinos foi avaliado em US$30,8 bi em 2021 e apresenta estimativa de crescimento de 9,1% ao ano entre 2022-2030. Bastante, não é?!

A preocupação com a beleza e a busca por produtos e soluções voltadas especificamente para o público masculino forçam o mercado a se diversificar! Uma vez que até pouco tempo atrás o público feminino era quem dominava as prateleiras de perfumarias e cosméticos.

Porém, com a expansão desse mercado, novos setores e produtos foram pensados visando cuidados com a barba, pele masculina, cabelo, pelos e unhas. Somente o setor de produtos para cuidados com a barba apresenta 11% de crescimento anual estimado entre 2022 e 2030 com um grande potencial para exploração. Produtos como cremes, pomadas, séruns e sabonetes estão entre os principais produtos destinados aos homens presentes no mercado, deixando um espaço para os suplementos e alimentos funcionais saudáveis.

Além da criação de novos produtos, diversos serviços destinados ao público masculino surgiram nos últimos anos. Barbearias, SPAs, clubes e centros de estéticas especializados no atendimento aos homens já não são mais raros. Segundo relatório da Euromonitor, o Brasil detém 13% do mercado de beleza masculina, e embora a parcela de cosméticos para homens seja apenas 10% do mercado, esse setor apresenta grande potencial de crescimento como mencionado anteriormente. 

As barbearias se tornaram centros especializados em beleza masculina, oferecendo um momento de descontração e relaxamento para os frequentadores. O Brasil observa uma explosão desses centros como consequência das demandas do brasileiro. Em pesquisa realizada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), 54% dos entrevistados afirmaram que frequentam salões e centros de beleza e 43% se consideram super vaidosos. Segundo a associação brasileiras de clínicas e SPAs, os homens representam 30% da clientela, e buscam principalmente por limpeza de pele, depilação e aplicação de botóx. 

AUTOESTIMA IMPORTA

 Além das questões relacionadas à estética do envelhecimento do homem, observa-se uma movimentação também para o bem-estar, a melhora física e mental. Começam a entrar no mercado multivitamínicos para homens, entregando os nutrientes essenciais para cada faixa etária, como produtos para a pele masculina. Esses produtos têm como público-alvo inclusive homens entre 30 e 40 anos, mostrando que a preocupação do homem com a saúde está cada vez mais sendo antecipada. Homens na plenitude da forma na meia idade se preocupam como estarão aos 50, 60 anos. 

Outro setor de grande valor no mercado brasileiro e internacional é o de cuidados com o cabelo, principalmente relacionado a controle de queda. Existe uma grande diversidade de tratamentos e procedimentos para redução dos efeitos da calvície disponível no mercado. No Brasil, quatro em cada 10 consumidores homens dizem que nunca usaram máscaras capilares, mas estariam interessados em testá-las, em comparação com um quinto das mulheres que dizem o mesmo. Dois em cada cinco homens brasileiros procuram produtos para cuidados com o cabelo com um benefício hidratante.

Vitaminas para controle de queda, pomadas, loções, tônicos e medicamentos são as mais usuais. Além disso, salões de beleza, clínicas de estética e até centros médicos oferecem soluções de implantes e transplantes capilares. Os homens estão mais preocupados com os cabelos e a barba e o mercado têm respondido à isso.

NÃO BASTA DEIXAR BONITO, TEM QUE FUNCIONAR

As tendências de Clean Beauty também atingem mais os homens. Não apenas cosméticos, mas principalmente vitaminas e cremes começam a fazer parte do autocuidado masculino. Mas, de acordo com a Mintel, há um porém: 26% dos homens brasileiros com idade entre 25 e 34 anos definem clean beauty, ou beleza limpa, como algo “comprovado pela ciência”, e 29% desses consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos de beleza e cuidados pessoais desenvolvidos por cientistas/pesquisadores. Nesse sentido, os homens não buscam apenas por produtos de perfumaria: ter claims e comprovação científica também é essencial.

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ANDROPAUSA

A andropausa é definida como um declínio natural dos níveis de testosterona durante o envelhecimento masculino. Esse processo é comparado à menopausa e acarreta mudanças hormonais, metabólicas, físicas e sexuais. Embora o processo seja natural, a andropausa influencia e muito a auto estima dos homens, e é tida como algo a ser combatido ou pelo menos postergado para uma outra faixa etária. Esse declínio começa a se manifestar no final dos 40 anos e início dos 50, o que atualmente é visto como uma idade de plena atividade física, mental e sexual. Isso porque a consequência da redução dos níveis de testosterona sérica no homem são a perda da libido, redução na massa muscular e fraqueza, depressão e perda de vigor.

A tendência crescente de autocuidado masculino é, portanto, uma das justificativas da busca por retardar a redução dos níveis de testosterona nos últimos anos. Diversos suplementos atualmente prometem sanar a dor desse público, indo desde retardar a andropausa como de combater seus efeitos colaterais.

A reposição hormonal de testosterona é uma das suplementações mais visadas para quem quer manter a vitalidade até depois dos 50 anos. Mas para aqueles que já entraram nesse período é possível oferecer alimentos e suplementos, chamados de adaptógenos, que combatam os sintomas da Andropausa. Com uma grande variedade de ativos, eles podem atuar na redução da fadiga, no aumento do vigor e na energia de homens nessa fase, oferecendo a vitalidade que buscam tanto.

Os adaptógenos também não param por aí, alguns apresentam potenciais efeitos nas funções sexuais, como é o caso da maçã peruana. Um prato cheio para quem quer atingir esse público são os géis alimentícios, que podem combinar sabores e experiências de consumo.

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CÂNCER DE PRÓSTATA

Outra preocupação envolvendo o autocuidado masculino está relacionada ao câncer de próstata. Embora existam diversas campanhas de prevenção, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. A negligência e o preconceito agravam os números da doença, que possui diagnóstico fácil e assertivo para início do tratamento. Além disso, é de conhecimento popular que a prática de exercícios físicos regulares aliada a uma dieta balanceada, é capaz de prevenir o surgimento de inúmeras doenças, inclusive o câncer de próstata.

A partir disso, realizou-se diversos estudos com compostos naturais presentes em vegetais e frutas, principalmente, para desenvolvimento de ingredientes funcionais que atuarão na prevenção de doenças crônicas como o câncer. Compostos fenólicos como curcumina, resveratrol, quercetina, luteína, ginsenosídeos, entre outros estão nesse grupo. Embora estudos mais aprofundados ainda sejam necessários, até o momento estudos in vitro e pré-clínicos mostram efeitos positivos em células tumorais.

Os mecanismos de ação dos compostos naturais podem ser diversos e complexos, contudo, geralmente atuam na redução de marcadores inflamatórios. A lutelina, por exemplo, presente em vegetais como amendoim e brócolis, apresenta potencial antitumoral atuando principalmente como supressor da fosforilação da VEGF, com isso reduzindo a cascata de produção de citocinas pró-inflamatórias. Outro exemplo é o brócolis, que contém glicosinolatos, outra classe de compostos com potencial anti-câncer. Existem, portanto, diversas opções ainda inexploradas de ativos e alimentos saudáveis a serem utilizados para esse propósito, representando uma excelente oportunidade de mercado.

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