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Tendências de Alimentos e Bebidas para 2024

7 de dezembro de 2023

Tempo de leitura: 7 minutos

7 de dezembro de 2023

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Tendências de Alimentos e Bebidas para 2024




Na reta final de 2023, todos começam a se preparar para a maratona de lançamentos de 2024. Toda inteligência de mercado é bem-vinda quando a missão é prever o futuro. Para ajudar você a sair na frente da concorrência e já começar o ano novo com o pé direito, nós estudamos as macro tendências para 2024 no mercado de alimentos e bebidas e trouxemos tudo tim-tim por tim-tim aqui!

AS 3 MACRO-TENDÊNCIAS DE 2024

De acordo com a Euromonitor, em seu relatório “Global Consumer Trends 2024“, em um ano com mudanças climáticas evidentes, previsão da diminuição inflacionária, recorde de acessos a IA e o envelhecimento da população, os consumidores globais estão atentos a marcas que:

  • Utilizam IA para personalizar as experiências do consumidor.
  • Oferecem uma fuga do estresse e da realidade.
  • São autenticamente sustentáveis e preocupadas com causas sociais.
  • Oferecem bem-estar e saudabilidade em seu dia a dia.

Embora o relatório traga macro tendências aplicadas a diversos segmentos, esses quatro tópicos são os mais evidenciados para o mercado de alimentos e bebidas.

Buscando aprofundar um pouco mais essas tendências, a Mintel divulgou o relatório “Global Consumer Food & Drink Trends“, categorizando especificamente o setor de alimentos e bebidas em sua análise para 2024 em três macro tendências:

  • Envelhecimento saudável
  • Alimentação otimizada
  • Processos confiáveis

Para facilitar sua vida, a PRO relacionou essas tendências com o comportamento consumidor em alta e já trouxe o caminho do sucesso pro ano que vem!

Tendência 1: Envelhecimento Saudável

Liderada pela Geração X, com idades de 40 a 60 anos, a tendência ao envelhecimento com saúde ganha espaço em 2024. Mas, embora seja uma geração em busca de saudabilidade, isso não significa que seja uma geração mais saudável. Na verdade, estudos apontam que esse grupo tende a ter mais doenças crônicas e pressão alta que a geração anterior, dos Baby Boomers. Além disso, os integrantes da geração X têm maior probabilidade de ter diabetes, doenças circulatórias e excesso de peso. Embora esse grupo de pessoas tenha uma expectativa de vida maior, especialistas afirmam que os anos saudáveis serão menores.

Além dos efeitos físicos, essa geração enfrenta problemas como insônia e altos índices de ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 países descobriu que o Brasil é o país com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) na população. Outra pesquisa, dessa vez global, realizada pela ResMED mostrou que as mulheres das gerações mais velhas enfrentam mais problemas de sono. Cerca de 40% das mulheres da Geração X dizem que não estão satisfeitas com a quantidade de sono e 43% também não estão satisfeitas com a qualidade do sono.

O aumento de pessoas na menopausa é outro protagonista entre os efeitos do envelhecimento da população. Só no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas estão nessa condição. Hoje, existem diversas oportunidades no mercado de suplementos para a saúde íntima e menopausa. Quer entender esse mercado? Clique aqui!

Com tudo isso, não é de se espantar que o público 40+ comece a clamar por um estilo de vida mais saudável, e o mercado de alimentos pode ser um protagonista nessa busca. De acordo com o relatório de tendências globais da Mintel de 2021, 30% dos brasileiros definem “ter boa saúde mental/emocional” como ter um estilo de vida de bem-estar. Portanto, espera-se que, como detentores de um maior poder de compra, o público 40+ passe a investir em alimentos que reduzam os efeitos do tempo, como menopausa, problemas articulares, diabetes, etc. Criando um nicho de oportunidade para marcas de suplementos e alimentos funcionais.

Leia mais sobre como gerar experiências de consumo e as necessidades nutricionais do público +40 em “A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências

Embora com um novo foco, algumas dessas tendências já foram abordadas por pesquisas a anos atrás. Em 2018, o relatório da Mintel “Vitaminas e Suplementos”, mostrou que mercado global de suplementos para saúde mental deve crescer US$ 10,7 bilhões até 2025.

Portanto, o caminho para o sucesso em 2024 é focar em atender às diversas necessidades nutricionais dessa geração. Além das questões como saúde cardiovascular e sexual, pode-se abusar também das funcionalidades  mentais e emocionais, como sono e redução do estresse. Bebidas e géis fáceis de preparar se alinham a essa tendência e também à busca pela praticidade no dia a dia, podendo trazer a suplementação adequada à esse público.

Tendência 2: Alimentação Otimizada

A pesquisa Global Views on AI, realizada pela Ipsos, mostrou que a visão do brasileiro em relação à inteligência artificial se tornou mais positiva em 2023 do que era em 2022. Ou seja, os brasileiros passaram a acreditar que a IA veio para ajudar e a incorporam no seu dia a dia, inclusive na hora de comprar seus alimentos. Criando mais uma das tendências de alimentos e bebidas de 2024, a IA pode ser uma aliada do consumidor e uma grande ferramenta para as futuras marcas de sucesso no mercado.

Hoje, a tecnologia IA já é utilizada para simplificar o planejamento de refeições, melhorar a agilidade e qualidade das compras e auxiliar no processo de culinária. Esse comportamento se alinha ao previsto pela Euromonitor: O consumidor está cada vez mais atento às compras que proporcionam experiências personalizadas.

Mas não são só os consumidores que têm utilizado a IA em seu dia a dia. As marcas de alimentos também estão contando com essa ajuda para melhorar formulações. Um exemplo é a NotCo®, que utiliza uma plataforma de IA chamada Giuseppe para analisar a estrutura molecular do alimento com ingredientes vegetais que será replicado para criar uma experiência vegana similar à da dieta comum. Usando apenas vegetais, hoje a marca consegue atingir resultados muito próximos em termos de sabor, textura e valor nutricional do produto animal original, atraindo consumidores do Brasil inteiro.

Outro ponto a se destacar é que o movimento de uso da IA também está tornando os consumidores mais exigentes com formulações e atentos aos rótulos. Esse é o momento das marcas com ativos premium, formulações clean label e ativos funcionais brilharem. Indicar sua formulação e os benefícios do seu produto pode trazer ainda mais consumidores fiéis para sua marca. Uma pesquisa realizada pela Ticket, da Edenred Brasil, em fevereiro de 2023, mostrou que um terço dos brasileiros consideram saudáveis os alimentos que apresentam clareza das informações nutricionais no rótulo. Suplementos como os hidrogéis são uma excelente aposta clean label, já que a formulação é composta basicamente por ativos e água. A curta lista de ingredientes torna muito mais atrativo o produto para o consumidor atento aos rótulos e ao processamento do que consome.

Quer criar um produto com ativos de primeira linha, funcional e Clean Label? A Pronutrition é especialista no mercado de saudabilidade e pode te ajudar!

Tendência 3: Processos Confiáveis

A última das tendências globais de alimentos e bebidas para 2024, é quase uma consequência do comportamento consumidor que clama por saudabilidade e experiência. O aumento do escrutínio sobre os produtos também traz à tona outro movimento: A busca por cada vez menos processos e aditivos, como conservantes, no rótulo. Segundo pesquisa realizada pela Innova Market Insights em 2021, na América Latina, 45% dos brasileiros procuram reduzir a presença de ingredientes artificiais na alimentação. Esses números colocam o Brasil como líder do movimento de mudança no comportamento de consumo na América Latina.

Dando preferencia por alimentos cada vez mais naturais, a tendência é que em 2024 a mesa do consumidor esteja composta por mais nutrientes e o brasileiro está disposto a pagar a mais por isso. De acordo com a Mintel, em 2021, mais da metade dos brasileiros (54%) concordam que vale a pena pagar mais por alimentos e bebidas adaptados às suas necessidades nutricionais.

A tendência de alimentos minimamente processados e a busca por suplementos alimentares compartilham a mesma raiz: a preocupação crescente com a saúde e o bem-estar. Juntas, essas abordagens oferecem uma maneira holística de nutrir o corpo e promover um estilo de vida saudável.

Se essa tendência vem da preocupação de preservar os nutrientes e eliminar o consumo de aditivos, os suplementos podem ser vistos como uma extensão dessa busca por nutrientes essenciais. Ainda mais em dietas específicas, como a de pessoas com rotinas muito ativas, esportistas e consumidores +40. Suplementos preenchem lacunas nutricionais quando a dieta diária é insuficiente, assegurando uma ingestão completa para aumentar energia, reduzir estresse ou recuperar-se de atividades físicas intensas.

O relatório 2021 Latin America Trends da Corbion também confirma esta tendência: analisando informações da Associação Brasileira da Indústria para Fins Especiais e Congêneres, conclui-se que 59% dos brasileiros possuem, no mínimo, uma pessoa consumindo suplementos alimentares em seus lares.

Mesmo com um processo minimalista e sem o uso de aditivos nas formulações, é interessante se lembrar de estar atento aos rótulos. Suplementos como os hidrogéis são uma excelente aposta clean label, já que a formulação é composta basicamente por ativos e água. A curta lista de ingredientes torna muito mais atrativo o produto para o consumidor atento aos rótulos e ao processamento do que consome.

Quer saber quais são os 4 mercados que você pode atacar com a sua marca?

EM RESUMO

Em resumo, as tendências de alimentos e bebidas para 2024 oferecem ao segmento de suplementos e alimentos funcionais uma enorme oportunidade de inovação. Se aliando às tendências de consumo globais e a um Time técnico especialista, 2024 tem tudo para ser o seu ano! Quer saber como trazer mais funcionalidade e tecnologia para sua marca? Fale com a gente!

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Tendências de Alimentos e Bebidas para 2024




Na reta final de 2023, todos começam a se preparar para a maratona de lançamentos de 2024. Toda inteligência de mercado é bem-vinda quando a missão é prever o futuro. Para ajudar você a sair na frente da concorrência e já começar o ano novo com o pé direito, nós estudamos as macro tendências para 2024 no mercado de alimentos e bebidas e trouxemos tudo tim-tim por tim-tim aqui!

AS 3 MACRO-TENDÊNCIAS DE 2024

De acordo com a Euromonitor, em seu relatório “Global Consumer Trends 2024“, em um ano com mudanças climáticas evidentes, previsão da diminuição inflacionária, recorde de acessos a IA e o envelhecimento da população, os consumidores globais estão atentos a marcas que:

  • Utilizam IA para personalizar as experiências do consumidor.
  • Oferecem uma fuga do estresse e da realidade.
  • São autenticamente sustentáveis e preocupadas com causas sociais.
  • Oferecem bem-estar e saudabilidade em seu dia a dia.

Embora o relatório traga macro tendências aplicadas a diversos segmentos, esses quatro tópicos são os mais evidenciados para o mercado de alimentos e bebidas.

Buscando aprofundar um pouco mais essas tendências, a Mintel divulgou o relatório “Global Consumer Food & Drink Trends“, categorizando especificamente o setor de alimentos e bebidas em sua análise para 2024 em três macro tendências:

  • Envelhecimento saudável
  • Alimentação otimizada
  • Processos confiáveis

Para facilitar sua vida, a PRO relacionou essas tendências com o comportamento consumidor em alta e já trouxe o caminho do sucesso pro ano que vem!

Tendência 1: Envelhecimento Saudável

Liderada pela Geração X, com idades de 40 a 60 anos, a tendência ao envelhecimento com saúde ganha espaço em 2024. Mas, embora seja uma geração em busca de saudabilidade, isso não significa que seja uma geração mais saudável. Na verdade, estudos apontam que esse grupo tende a ter mais doenças crônicas e pressão alta que a geração anterior, dos Baby Boomers. Além disso, os integrantes da geração X têm maior probabilidade de ter diabetes, doenças circulatórias e excesso de peso. Embora esse grupo de pessoas tenha uma expectativa de vida maior, especialistas afirmam que os anos saudáveis serão menores.

Além dos efeitos físicos, essa geração enfrenta problemas como insônia e altos índices de ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 países descobriu que o Brasil é o país com mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) na população. Outra pesquisa, dessa vez global, realizada pela ResMED mostrou que as mulheres das gerações mais velhas enfrentam mais problemas de sono. Cerca de 40% das mulheres da Geração X dizem que não estão satisfeitas com a quantidade de sono e 43% também não estão satisfeitas com a qualidade do sono.

O aumento de pessoas na menopausa é outro protagonista entre os efeitos do envelhecimento da população. Só no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas estão nessa condição. Hoje, existem diversas oportunidades no mercado de suplementos para a saúde íntima e menopausa. Quer entender esse mercado? Clique aqui!

Com tudo isso, não é de se espantar que o público 40+ comece a clamar por um estilo de vida mais saudável, e o mercado de alimentos pode ser um protagonista nessa busca. De acordo com o relatório de tendências globais da Mintel de 2021, 30% dos brasileiros definem “ter boa saúde mental/emocional” como ter um estilo de vida de bem-estar. Portanto, espera-se que, como detentores de um maior poder de compra, o público 40+ passe a investir em alimentos que reduzam os efeitos do tempo, como menopausa, problemas articulares, diabetes, etc. Criando um nicho de oportunidade para marcas de suplementos e alimentos funcionais.

Leia mais sobre como gerar experiências de consumo e as necessidades nutricionais do público +40 em “A nova terceira idade: Um mercado que pede por experiências

Embora com um novo foco, algumas dessas tendências já foram abordadas por pesquisas a anos atrás. Em 2018, o relatório da Mintel “Vitaminas e Suplementos”, mostrou que mercado global de suplementos para saúde mental deve crescer US$ 10,7 bilhões até 2025.

Portanto, o caminho para o sucesso em 2024 é focar em atender às diversas necessidades nutricionais dessa geração. Além das questões como saúde cardiovascular e sexual, pode-se abusar também das funcionalidades  mentais e emocionais, como sono e redução do estresse. Bebidas e géis fáceis de preparar se alinham a essa tendência e também à busca pela praticidade no dia a dia, podendo trazer a suplementação adequada à esse público.

Tendência 2: Alimentação Otimizada

A pesquisa Global Views on AI, realizada pela Ipsos, mostrou que a visão do brasileiro em relação à inteligência artificial se tornou mais positiva em 2023 do que era em 2022. Ou seja, os brasileiros passaram a acreditar que a IA veio para ajudar e a incorporam no seu dia a dia, inclusive na hora de comprar seus alimentos. Criando mais uma das tendências de alimentos e bebidas de 2024, a IA pode ser uma aliada do consumidor e uma grande ferramenta para as futuras marcas de sucesso no mercado.

Hoje, a tecnologia IA já é utilizada para simplificar o planejamento de refeições, melhorar a agilidade e qualidade das compras e auxiliar no processo de culinária. Esse comportamento se alinha ao previsto pela Euromonitor: O consumidor está cada vez mais atento às compras que proporcionam experiências personalizadas.

Mas não são só os consumidores que têm utilizado a IA em seu dia a dia. As marcas de alimentos também estão contando com essa ajuda para melhorar formulações. Um exemplo é a NotCo®, que utiliza uma plataforma de IA chamada Giuseppe para analisar a estrutura molecular do alimento com ingredientes vegetais que será replicado para criar uma experiência vegana similar à da dieta comum. Usando apenas vegetais, hoje a marca consegue atingir resultados muito próximos em termos de sabor, textura e valor nutricional do produto animal original, atraindo consumidores do Brasil inteiro.

Outro ponto a se destacar é que o movimento de uso da IA também está tornando os consumidores mais exigentes com formulações e atentos aos rótulos. Esse é o momento das marcas com ativos premium, formulações clean label e ativos funcionais brilharem. Indicar sua formulação e os benefícios do seu produto pode trazer ainda mais consumidores fiéis para sua marca. Uma pesquisa realizada pela Ticket, da Edenred Brasil, em fevereiro de 2023, mostrou que um terço dos brasileiros consideram saudáveis os alimentos que apresentam clareza das informações nutricionais no rótulo. Suplementos como os hidrogéis são uma excelente aposta clean label, já que a formulação é composta basicamente por ativos e água. A curta lista de ingredientes torna muito mais atrativo o produto para o consumidor atento aos rótulos e ao processamento do que consome.

Quer criar um produto com ativos de primeira linha, funcional e Clean Label? A Pronutrition é especialista no mercado de saudabilidade e pode te ajudar!

Tendência 3: Processos Confiáveis

A última das tendências globais de alimentos e bebidas para 2024, é quase uma consequência do comportamento consumidor que clama por saudabilidade e experiência. O aumento do escrutínio sobre os produtos também traz à tona outro movimento: A busca por cada vez menos processos e aditivos, como conservantes, no rótulo. Segundo pesquisa realizada pela Innova Market Insights em 2021, na América Latina, 45% dos brasileiros procuram reduzir a presença de ingredientes artificiais na alimentação. Esses números colocam o Brasil como líder do movimento de mudança no comportamento de consumo na América Latina.

Dando preferencia por alimentos cada vez mais naturais, a tendência é que em 2024 a mesa do consumidor esteja composta por mais nutrientes e o brasileiro está disposto a pagar a mais por isso. De acordo com a Mintel, em 2021, mais da metade dos brasileiros (54%) concordam que vale a pena pagar mais por alimentos e bebidas adaptados às suas necessidades nutricionais.

A tendência de alimentos minimamente processados e a busca por suplementos alimentares compartilham a mesma raiz: a preocupação crescente com a saúde e o bem-estar. Juntas, essas abordagens oferecem uma maneira holística de nutrir o corpo e promover um estilo de vida saudável.

Se essa tendência vem da preocupação de preservar os nutrientes e eliminar o consumo de aditivos, os suplementos podem ser vistos como uma extensão dessa busca por nutrientes essenciais. Ainda mais em dietas específicas, como a de pessoas com rotinas muito ativas, esportistas e consumidores +40. Suplementos preenchem lacunas nutricionais quando a dieta diária é insuficiente, assegurando uma ingestão completa para aumentar energia, reduzir estresse ou recuperar-se de atividades físicas intensas.

O relatório 2021 Latin America Trends da Corbion também confirma esta tendência: analisando informações da Associação Brasileira da Indústria para Fins Especiais e Congêneres, conclui-se que 59% dos brasileiros possuem, no mínimo, uma pessoa consumindo suplementos alimentares em seus lares.

Mesmo com um processo minimalista e sem o uso de aditivos nas formulações, é interessante se lembrar de estar atento aos rótulos. Suplementos como os hidrogéis são uma excelente aposta clean label, já que a formulação é composta basicamente por ativos e água. A curta lista de ingredientes torna muito mais atrativo o produto para o consumidor atento aos rótulos e ao processamento do que consome.

Quer saber quais são os 4 mercados que você pode atacar com a sua marca?

EM RESUMO

Em resumo, as tendências de alimentos e bebidas para 2024 oferecem ao segmento de suplementos e alimentos funcionais uma enorme oportunidade de inovação. Se aliando às tendências de consumo globais e a um Time técnico especialista, 2024 tem tudo para ser o seu ano! Quer saber como trazer mais funcionalidade e tecnologia para sua marca? Fale com a gente!

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