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Mercado crescente para alimentos em pó naturais

27 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

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Mercado crescente para alimentos em pó naturais




Sem dúvida o uso do pó alimentício, em inúmeras indústrias, mostra a praticidade que esses ingredientes oferecem. Contudo, empresas têm buscado por alternativas mais saudáveis para se adaptarem à demanda do mercado. Como? Utilizando ingredientes de alta qualidade, frescos e sem a aditivos químicos. E o objetivo? Tirar a fama do alimento em pó de “ruim para a saúde”. Pode-se comprovar isso ao levar em consideração o mercado crescente para alimentos em pó naturais. A reflexão que propomos é: Você está atento a esse cenário?

Nesse sentido, a demanda do consumidor por produtos de alto valor, com mais nutrição e saudabilidade, está aumentando significativamente. A estimativa é que o mercado global de frutas e vegetais em pó cresça 3,91% até 2023. Só em 2018, esse mercado faturou 55 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento de 8%, e deve chegar a 85,3 bilhões de dólares até 2024.

Atualmente, os Estados Unidos se mantém na liderança do setor devido a grande procura por produtos que possuem ingredientes naturais. Além disso, é grande número o de pessoas que adotam dietas vegetarianas, veganas ou similares. Nessa linha, a América do Sul se destaca como a região que mais crescerá e países da Ásia-Pacífico ganharão uma maior participação no mercado no período.

Quer saber mais sobre o mercado vegano? Vem com a gente!

Onde se encaixa o Brasil?

O País se coloca em uma posição favorável, com o potencial trazido pelas infinidades de frutos e plantas brasileiras. Pesquisas mostram que oito em cada dez brasileiros estão interessados em um estilo de alimentação mais benéfico. Nesse meio, 71% dizem que preferem produtos mais naturais mesmo com preços maiores. Esse interesse movimentou cerca de 93 bilhões de reais em 2018. O cenário mostra que o crescimento do setor que desenvolve alimentos e bebidas saudáveis, incluindo produtos em pó naturais, deverá crescer 4,4% até 2021.

Ainda assim, ao nos deparamos com tais dados, percebemos a necessidade de adaptações no formato de novos produtos e no mercado. É necessário pensar ainda em estruturas eficientes, com investimento em equipamentos e ingredientes de alta qualidade. O que é essencial para um negócio prosperar. O mercado se encaminha para o futuro quando oferecem opções que agreguem valor nutricional, físico, prático, e ainda, que respeitem a sustentabilidade. Entre as principais vantagens de comercializar esse tipo de produto, estão:

Pureza: utilizam-se ervas, frutas e vegetais sem aditivos ou outros componentes.

Praticidade: facilidade trazida pela solubilidade em água ou outro líquido.

Flexibilidade: pode ser utilizado em diversas etapas na indústria alimentícia.

Validade: é maior em relação a forma in natura.

Conservação: o armazenamento é facilitado, ocupando menos espaço e com menor risco de perdas. 

Nesse sentido, a adoção desses pontos são fatores decisivos para entrar – e se manter – no competitivo mundo das cerca de 36 mil empresas de alimentos existentes no Brasil. Sem contar os comércios de pequeno porte e produtores autônomos, que já somam 17 mil propriedades certificadas segundo pesquisas.

Viabilidade do produto em pó

Inegavelmente a substituição de componentes sintéticos e artificiais nas indústrias alimentícias se intensificaram. Isso viabilizou o surgimento de alimentos rápidos que utilizam extratos de frutas e vegetais em detrimento de componentes artificiais e sintéticos. Ainda assim, seu uso pode diminuir a vida útil dos alimentos, não sendo uma alternativa tão atrativa. Logo, a adoção dos pós naturais entra como solução prática, trazendo os mesmo componentes saudáveis, com uma validade maior. Por isso, trouxemos alguns exemplos de como você pode aplicar esse formato na sua linha:

Alimentos em pó naturais

Então, técnicas precisas, como o processamento à baixas temperaturas, vácuos, liofilização ou desidratação, otimizam o processo. O uso dessas técnicas oferece pós naturais de alta qualidade. A partir delas, é possível manter o valor nutricional completo , assim como o sabor, a cor real e, ainda, fibras, vitaminas e fitonutrientes.

A respeito disso, quando combinados com outras tecnologias, o pó natural oferece até mais vantagens frente aos alimentos in natura. A vitamina C e o ômega-3 são exemplos de vitaminas e ácidos que, quando nanoencapsulados em pó, oferecem maior estabilidade, oxidação controlada e são melhores absorvidas pelo organismo.

As oportunidades que surgem com o uso dos alimentos em pó naturais trouxeram novas opções para as empresas. Afinal, inovar é preciso e o mundo está pedindo isso. Os valores movimentados, as economias trazidas e outras questões sociais impulsionam a área para o futuro, mesmo com todas as crises que nos deparamos.

De acordo com dados previstos em 2010, o perfil de como o consumidor se comportaria em 2020 e as características das cinco macrotendências imaginadas se confirmaram: sabores, saudabilidade, facilidades e rapidez nos preparos, qualidades, sustentabilidade e éticas.

Como ter um produto em pó na sua linha?

Portanto, a Pronutrition, ciente dessas características, construiu ao longo dos anos uma estrutura voltada para o desenvolvimento de alimentos e bebidas funcionais à base de pós naturais. Todo o processo de criação de um novo produto é pensado por completo, desde a ideia inicial até a chegada ao consumidor final. Além disso, pontos como análises sensoriais, otimização de embalagens, transporte, armazenagem são cuidadosamente concebidos para completar o ciclo comercial.

 

Tem uma ideia e quer desenvolver?

Chama a gente para uma conversa.

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Mercado crescente para alimentos em pó naturais




Sem dúvida o uso do pó alimentício, em inúmeras indústrias, mostra a praticidade que esses ingredientes oferecem. Contudo, empresas têm buscado por alternativas mais saudáveis para se adaptarem à demanda do mercado. Como? Utilizando ingredientes de alta qualidade, frescos e sem a aditivos químicos. E o objetivo? Tirar a fama do alimento em pó de “ruim para a saúde”. Pode-se comprovar isso ao levar em consideração o mercado crescente para alimentos em pó naturais. A reflexão que propomos é: Você está atento a esse cenário?

Nesse sentido, a demanda do consumidor por produtos de alto valor, com mais nutrição e saudabilidade, está aumentando significativamente. A estimativa é que o mercado global de frutas e vegetais em pó cresça 3,91% até 2023. Só em 2018, esse mercado faturou 55 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento de 8%, e deve chegar a 85,3 bilhões de dólares até 2024.

Atualmente, os Estados Unidos se mantém na liderança do setor devido a grande procura por produtos que possuem ingredientes naturais. Além disso, é grande número o de pessoas que adotam dietas vegetarianas, veganas ou similares. Nessa linha, a América do Sul se destaca como a região que mais crescerá e países da Ásia-Pacífico ganharão uma maior participação no mercado no período.

Quer saber mais sobre o mercado vegano? Vem com a gente!

Onde se encaixa o Brasil?

O País se coloca em uma posição favorável, com o potencial trazido pelas infinidades de frutos e plantas brasileiras. Pesquisas mostram que oito em cada dez brasileiros estão interessados em um estilo de alimentação mais benéfico. Nesse meio, 71% dizem que preferem produtos mais naturais mesmo com preços maiores. Esse interesse movimentou cerca de 93 bilhões de reais em 2018. O cenário mostra que o crescimento do setor que desenvolve alimentos e bebidas saudáveis, incluindo produtos em pó naturais, deverá crescer 4,4% até 2021.

Ainda assim, ao nos deparamos com tais dados, percebemos a necessidade de adaptações no formato de novos produtos e no mercado. É necessário pensar ainda em estruturas eficientes, com investimento em equipamentos e ingredientes de alta qualidade. O que é essencial para um negócio prosperar. O mercado se encaminha para o futuro quando oferecem opções que agreguem valor nutricional, físico, prático, e ainda, que respeitem a sustentabilidade. Entre as principais vantagens de comercializar esse tipo de produto, estão:

Pureza: utilizam-se ervas, frutas e vegetais sem aditivos ou outros componentes.

Praticidade: facilidade trazida pela solubilidade em água ou outro líquido.

Flexibilidade: pode ser utilizado em diversas etapas na indústria alimentícia.

Validade: é maior em relação a forma in natura.

Conservação: o armazenamento é facilitado, ocupando menos espaço e com menor risco de perdas. 

Nesse sentido, a adoção desses pontos são fatores decisivos para entrar – e se manter – no competitivo mundo das cerca de 36 mil empresas de alimentos existentes no Brasil. Sem contar os comércios de pequeno porte e produtores autônomos, que já somam 17 mil propriedades certificadas segundo pesquisas.

Viabilidade do produto em pó

Inegavelmente a substituição de componentes sintéticos e artificiais nas indústrias alimentícias se intensificaram. Isso viabilizou o surgimento de alimentos rápidos que utilizam extratos de frutas e vegetais em detrimento de componentes artificiais e sintéticos. Ainda assim, seu uso pode diminuir a vida útil dos alimentos, não sendo uma alternativa tão atrativa. Logo, a adoção dos pós naturais entra como solução prática, trazendo os mesmo componentes saudáveis, com uma validade maior. Por isso, trouxemos alguns exemplos de como você pode aplicar esse formato na sua linha:

Alimentos em pó naturais

Então, técnicas precisas, como o processamento à baixas temperaturas, vácuos, liofilização ou desidratação, otimizam o processo. O uso dessas técnicas oferece pós naturais de alta qualidade. A partir delas, é possível manter o valor nutricional completo , assim como o sabor, a cor real e, ainda, fibras, vitaminas e fitonutrientes.

A respeito disso, quando combinados com outras tecnologias, o pó natural oferece até mais vantagens frente aos alimentos in natura. A vitamina C e o ômega-3 são exemplos de vitaminas e ácidos que, quando nanoencapsulados em pó, oferecem maior estabilidade, oxidação controlada e são melhores absorvidas pelo organismo.

As oportunidades que surgem com o uso dos alimentos em pó naturais trouxeram novas opções para as empresas. Afinal, inovar é preciso e o mundo está pedindo isso. Os valores movimentados, as economias trazidas e outras questões sociais impulsionam a área para o futuro, mesmo com todas as crises que nos deparamos.

De acordo com dados previstos em 2010, o perfil de como o consumidor se comportaria em 2020 e as características das cinco macrotendências imaginadas se confirmaram: sabores, saudabilidade, facilidades e rapidez nos preparos, qualidades, sustentabilidade e éticas.

Como ter um produto em pó na sua linha?

Portanto, a Pronutrition, ciente dessas características, construiu ao longo dos anos uma estrutura voltada para o desenvolvimento de alimentos e bebidas funcionais à base de pós naturais. Todo o processo de criação de um novo produto é pensado por completo, desde a ideia inicial até a chegada ao consumidor final. Além disso, pontos como análises sensoriais, otimização de embalagens, transporte, armazenagem são cuidadosamente concebidos para completar o ciclo comercial.

 

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