Nutricosméticos: As tendências das semanas da moda em um único produto.
Com o encerramento das principais semanas de moda ao redor do mundo, as tendências de beleza para 2024 já começam a se manifestar no planejamento de grandes marcas. Não apenas roupas, mas a última palavra em estilo, maquiagem, cabelo e beleza que passaram pelas passarelas agora exploram os desejos do consumidor.
Uma das tendências marcantes apresentadas nas grandes capitais foi a chamada “Quiet Minimalism” (em português, luxo silencioso), termo que se tornou popular em 2023 e que denota o minimalismo sofisticado das etiquetas. Em outras palavras, menos é mais. Mas no mercado de cosméticos, o que isso significa? E o mais importante, como trazer essas tendências para sua linha de produtos?
QUIET BEAUTY®
A Quiet Beauty® é o nome da tendência que visa realçar a beleza individual de cada pessoa de maneira natural, combinando diversos recursos e criando um tratamento personalizado.
Também chamada de simplicidade sofisticada, ela representa exatamente essa mudança de mentalidade do público e, consequentemente, da indústria da beleza, priorizando a funcionalidade e eficácia dos produtos. Nesse contexto, os suplementos para beleza são uma saída interessante para complementar sua linha de cosméticos e se adequar às novas demandas desse público.
Em outras palavras, esqueça os 10 passos ou mais da sua rotina de cuidados com a pele, pois agora a ideia é simplificar e usar apenas princípios ativos essenciais. A ideia é descomplicar a rotina e tornar um prazer aplicar na pele alguns produtos que sejam realmente eficazes para as condições que ela apresenta.
Nesse contexto, os suplementos para beleza, ou nutricosméticos, são uma saída interessante para complementar sua linha de cosméticos e se adequar às novas demandas desse público, que inclui até mesmo grandes personalidades como Kendall Jenner e Hailey Bieber.
EM BUSCA DA PELE PERFEITA
Falando nisso, Hailey Bieber tem gerado tendências nos últimos tempos. Hailey Baldwin Bieber conseguiu um lugar na lista 30 Under 30 da Forbes. A criadora de cuidados com a pele Rhode também cunhou o termo “glazed”, que nesse universo virou sinônimo de uma finalização lustrosa e acetinada para unhas, lábios e pele, além de ter sido também inspiração para a marca de beauté da modelo, a Rhode Skin. “Há milhões de tutoriais no TikTok e Instagram para chegar nessa pele ‘melada’ perfeita. Acho que para conquistar esse look, a primeira coisa que você precisa é estar com o skincare em dia para não depender só de produtos para criar esse viço”, explica a expert Brigitte Calegari.
Mas pensando nas tendências de quiet minimal, consumir uma cápsula de Colágeno e Ácido Hialurônico, ou quem sabe um gel sabor morango com Ácido Hialurônico e Silício Orgânico, pode trazer esse mesmo efeito de maneira natural e com uma rotina de cuidados de apenas 2 passos: pegar e tomar.
SKIN POSITIVITY
Um movimento vem ganhando força entre as pessoas que buscam se aceitar da maneira que são, e esse movimento é o “Skin Positivity“. Ele defende a não utilização de muitos filtros em foto, maquiagem extremamente pesada que camuflam como a pele realmente é, e tudo aquilo que distorça o rosto da realidade.
O movimento vai em oposição a tudo que possa “esconder” a pele real, como espinhas, manchas, cravos ou dermatite atípica. O movimento não é contra os cuidados com a pele ou a rotina de skincare, muito pelo contrário, eles defendem uma ação da normalidade da pele, que irão abraçar as imperfeições e irregularidades naturais que são estimuladas pelo nosso corpo por agentes internos e externos.
Quer saber mais sobre essa e outras tendências?
O QUE FALTA NA SUA LINHA DE PRODUTOS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica os nutricosméticos como alimentos funcionais, devido aos efeitos benéficos que seus nutrientes produzem no organismo. De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, esse mercado global irá registrar um crescimento anual composto de 8,05% até 2026.
Para checar esse cenário, nada melhor do que a ferramenta de pesquisa universal. Checando o Google Trends, descobrimos que em 2023, o número de buscas por “como tirar a progressiva do cabelo” registrou um aumento de 40% nos últimos meses, enquanto “como alisar meu cabelo” apresenta várias linhas de baixa por longos períodos do ano. Outro exemplo é o termo “como alisar meu cabelo naturalmente”, que registrou um aumento de 120%.
Fonte: Google Trends
A forte busca por uma beleza mais natural, devido às tendências de mercado, é o que estimula o aumento das buscas por termos como esse. Para responder a essa busca, os nutricosméticos surgem no mercado como uma forte opção para empresas que querem atingir esse novo público.
INCLUSÃO
Falando em ampliação de público, os nutricosméticos também tornam mais fácil a inclusão. Se a beleza vem de dentro, ela não tem cara, não tem cor e não tem forma. Ela está em todos.
A icônica Fenty Beauty foi a primeira marca a diversificar seus tons de base e abranger públicos com o lançamento de 40 tons de base diferentes, em 2017. A ação rendeu para a marca R$ 500 milhões em 2020 e gerou uma comoção na indústria dos cosméticos.
Hoje a empresa é referência em marketing de inclusão e ampliou seu portfólio para 50 tons diferentes de base. No entanto, com os nutricosméticos, é possível diversificar e incluir diversos públicos com apenas um único produto. Por exemplo, um colágeno ou um termogênico pode ser usado independentemente de gênero e raça. Todos os nutricosméticos ajudam a manifestar a beleza de dentro para fora, ou seja, inclusão total.
Sabia que o número de buscas de produtos para auto cuidado masculino vem aumentando muito pós pandemia?
SÓ A BELEZA NÃO, A ESSÊNCIA TAMBÉM
Se a beleza vem de dentro, ela tem tudo a ver com a essência. Nesse contexto, o movimento clean beauty, outra tendência às vitrines e sacolas de lojas de luxo da Paris Fashion Week, se destaca. Ser é melhor que parecer. Não basta ser natural, é preciso apoiar a sustentabilidade, é preciso não agredir os animais com testes e é preciso viver aquilo que se prega. Muito parecido com a expansão do movimento veganismo, não acha?
Pois é exatamente isso! Para aparentar uma pele saudável, é preciso ser saudável. Os nutricosméticos, mais uma vez, atuam como protagonistas dessa busca por um estilo de vida de bem-estar que consequentemente traz uma pele glamourosa e cabelos radiantes.
Segundo dados da Union+Webster, 87% dos consumidores preferem comprar de marcas com consciência social. Assim, criar um produto inclusivo, vegano e que apoie a sustentabilidade pode ser essencial para compor seu portfólio.
Muitas marcas de clean beauty possuem o selo Eureciclo, por exemplo. O programa ajuda as empresas a se conectarem com operadores de coleta e triagem ao mesmo tempo em que auxilia os consumidores a escolherem produtos de fabricantes que investem na cadeia de reciclagem do país. Spoiler: Cliente Pronutrition tem desconto na parceria com a EuReciclo!
O QUE POSSO FAZER PARA O MERCADO?
Agora que já passamos pelas tendências, como podemos transformá-las em produtos de sucesso? Vamos entregar de bandeja algumas ideias incríveis de produtos nutricosméticos que se encaixam em todas essas tendências. Então, já pega caneta e papel, aí!
Os principais ativos:
- Colágeno
- Ácido Hialurônico
- Silício Orgânico
- Aminoácidos como: glicina, lisina, prolina, arginina e treonina
- Vitamina E
- Vitamina B7 (Biotina)
- Minerais como Zinco e Cobre
- Coenzima Q10
- etc…
Coenzima Q10
Atuando como antioxidante, a Coenzima Q10 protege a parede celular dos danos causados por radicais livres. Com o avanço da idade, a concentração dessa enzima diminui no organismo, diminuindo a produção de colágeno.
Entre os vários benefícios da suplementação com Coenzima Q10 estão o retardo ao envelhecimento da pele, diminui o aparecimento de manchas e reduz os danos provocados pelo sol.
Silício Orgânico
O Silício orgânico estimula a produção de colágeno natural do organismo, devolvendo até 40% da elasticidade da pele e diminuindo o aparecimento de rugas, devolvendo ao tecido a oxigenação, nutrição, hidratação e vitalidade.
No entanto, estudos recentes demonstraram que esse ativo também pode auxiliar na redução da queda de cabelo e fortalecimento das unhas.
Zinco e Cobre
São elementos antioxidantes que reduzem os danos causados por radicais livres. Além disso, individualmente possuem funções como aumento da pigmentação de cabelos e pele, no caso do Cobre.
Já o Zinco atua fortalecendo cabelo, pele e unhas. Pode também atuar em sinergia com outros micronutrientes melhorando manchas e lesões na pele, além de diminuir sinais de envelhecimento. Como se ainda não bastasse, o Zinco também tem efeitos bactericidas, sendo eficaz no tratamento de lesões cutâneas como a acne.
COLÁGENO
Já famoso na indústria da beleza há algum tempo, o colágeno continua sendo um ativo essencial para manter a hidratação e elasticidade da pele. No entanto, para o público vegano torna-se inviável o consumo desse ativo. Essa substituição pode ser feita pela suplementação dos aminoácidos necessários para aumentar a síntese de colágeno em nosso próprio corpo, como a glicina, lisina, prolina, arginina e treonina.
ÁCIDO HIALURÔNICO
O tamanho do mercado de produtos de ácido hialurônico deverá crescer de US$ 12,04 bilhões em 2023 para US$ 17,36 bilhões até 2028, com um CAGR de 7,60% durante o período de previsão (2023-2028).
O ácido hialurônico atua em sinergia com o colágeno, mantendo a tonicidade da pele. De maneira mais detalhada, ele ajuda a manter a sustentação e a hidratação da pele, evitando a flacidez, linhas e sinais de expressão, preenchendo e mantendo a pele hidratada, viçosa e revitalizada.
A fórmula do sucesso:
Você poderia juntar um, dois ou três desses ativos em um delicioso gel de morango para que os consumidores levem na bolsa, ou preparar uma bebida deliciosa para saborear enquanto tomam aquele banho de beleza. Você só precisa de alguém que saiba o que está fazendo, já que alguns desses ativos podem ter sabores residuais bem fortes e difíceis de incorporar nos suplementos, além de algumas possíveis dificuldades tecnológicas pelo caminho. Mas não se preocupe! A Pronutrition é expert em transformar o comum em extraordinário e nesse caso já temos ajudamos alguns clientes a fazer sucesso no mercado de beleza com produtos como esses! Quer lançar um nutricosmético pra compor sua linha? Nós sabemos como fazer!