Ao longo dos últimos anos, o mercado de suplementos alimentares e produtos funcionais vem crescendo forte e consistentemente. Os dados mais recentes mostram a tendência de continuidade e esta perspectiva de crescimento chama a atenção de empresários e investidores. Quem ganha com isso? Todos! Quem produz, quem revende e quem, por fim, consome.

Cada vez mais pessoas têm se preocupado com a saúde física e mental. Porém, as exigências de rotinas cada vez mais complexas afastam o consumidor da fração de tempo necessária para cultivar práticas mais saudáveis. Aqui entram os suplementos alimentares, as bebidas e os alimentos funcionais como alternativa conciliadora entre o desejo de uma vida mais saudável e o ritmo frenético da sociedade moderna.
Nessa tendência de crescimento do mercado, o binômio praticidade/resultado é o divisor de águas entre produtos com boa perspectiva de desempenho e aqueles que se limitarão a acumular pó em prateleiras recheadas de opções medianas, muitas delas, diga-se de passagem, na categoria “mais do mesmo”.
Sabemos que não são só jovens adultos que estão na mira das empresas de suplementação alimentar, afinal, já se foi a época em que suplementos eram dirigidos para esportistas e fisiculturistas. Atualmente, idosos, gestantes, alérgicos, portadores de necessidades especiais e muitos outros grupos – cujas demandas por produtos funcionais é parte de uma realidade diária – já tem seu nicho em franco desenvolvimento, com opções cada vez mais qualificadas.
Mesmo a fase do culto ao corpo perfeito está em declínio. A auto-aceitação de uma massa cada vez maior de pessoas que valorizam a saúde e o bem-estar como algo mais importante que a estética isolada tem feito o mercado repensar seus modelos de comunicação. Até mesmo o apelo da “blogueira fitness” tem tido menos efeito do que os argumentos do especialista em nutrição.

Oportunidades de mercado: e-commerce e terceirização

Para aqueles que têm a alma empreendedora, iniciar negócios orientados para esta tendência pode ser uma excelente escolha, mas sempre com o ambiente online como um de seus principais aliados. As lojas físicas têm perdido a batalha no quesito preços, apesar de sua possibilidade de oferecer orientação e conhecimento dedicado a cada consumidor individualmente. Assim, a opção de seguir por um caminho 100% digital, fundamentado por um e-commerce e canais de comunicação online, precisa valorizar a experiência do cliente nos critérios de:

  • Acessibilidade;
  • Preço competitivo;
  • Entrega rápida e;
  • Pós-venda eficiente.

Já os empreendimentos físicos precisam cultivar relacionamentos de:

  • Fidelidade;
  • Conveniência;
  • Informação qualificada ao consumidor e;
  • Marketing voraz integrando os meios on e offline.

Outro aliado fundamental é o produtor. A possibilidade de ter sua própria linha de produtos personalizada, carregando os valores da sua marca para um mercado carente de atenção é uma das principais alternativas para explorar margens mais atrativas. Não é raro encontrar personal trainers, nutricionistas, médicos, redes de academias ou lojas do setor que se movimentam no sentido de contar com produtores terceirizados e altamente qualificados, cujo objetivo é entregar soluções full service, permitindo que o esforço de vendas seja a única preocupação para viabilizar negócios de sucesso entre aqueles que já conversam com o público e precisavam “apenas” de produtos diferenciados e de alta qualidade.

Explorando a cadeia de consumo do seu negócio

Ademais, seja por meio de redes sociais ou no contato direto com clientes e pacientes, os “empreendedores do bem-estar” aprenderam que o caminho da parceria de desenvolvimento de produtos de marca própria garante ganhos maiores do que aqueles provenientes de sua atividade principal.
Em resumo, o ano de 2020 deve consolidar esta tendência de mercado, movimentando todo um setor da economia na direção da especialidade. Influenciadores digitais poderão provar o valor de suas recomendações entregando ao público a possibilidade de adquirir produtos desenvolvidos sob sua curadoria, com sua marca. Profissionais da saúde terão a chance de oferecer tratamentos melhor estruturados ao combinar seu conhecimento com produtos cuja formulação tem suas contribuições diretas.

Para a Pronutrition, isso já é uma realidade. Analisar tendências e preparar-se para abraçar oportunidades reais são fundamentos da inovação que a marca tanto valoriza. 2020 pode ser o ano de uma nova parceria entre nós e o seu negócio.

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