Com a expansão do mercado de suplementos no Brasil –que ganhou até um marco regulatório da Anvisa no ano passado—é natural que algumas empresas busquem parceiros que possam operacionalizar novos produtos, e também trazer novas inovações.
Por conta disso, a terceirização da fabricação de suplementos alimentares tem se tornado comum no mercado brasileiro – e acontece por conta do aumento da competitividade, custos adicionais, e complexidade de produção desses novos produtos.

Benefício imediato: custos

O primeiro benefício da terceirização da operação são os custos – nesse caso, não somente a diminuição deles, mas o fato de que um parceiro de negócios bem estruturado significa deixar de investir na estruturação fabril para a fabricação de novos produtos –o que inclui investimento pesado em equipamentos, análises e pessoal qualificado, entre outras despesas. É aí que um terceiro pode ter um valor inestimável –não só por ter a estrutura montada, como também já ter familiaridade com o mercado, ingredientes, questões regulatórias entre outros.
Podemos fazer um exercício simples com os equipamentos necessários: não importa se você está fabricando tablets, cápsulas, softgels ou outros formatos, não há um equipamento único para todos os formatos e tipos de produtos. Ao assumir a compra intensiva em capital, o parceiro contratado arca com custos que poderiam complicar a competitividade de qualquer novo produto.

Tempo X Qualidade

É claro que ter um parceiro de negócios que seja ágil e consiga iniciar uma operação em tempo recorde é a situação ideal para qualquer cliente –e para chegar a esse ponto com um fabricante terceirizado é preciso fazer um bom trabalho de avaliação.
Por isso, preparamos algumas perguntas que podem ajudá-lo na avaliação de um fabricante terceirizado, tais como: Você oferece testes laboratoriais internos? Quais certificações você tem? Sua equipe é experiente? Você tem experiência na fabricação de outros produtos? Na sua equipe existem especialistas da área de Regulatórios? Que tipo de auditorias você realiza: interna? Externa? E com que frequência?
Além dessas, é preciso também avaliar a estrutura organizacional do terceiro, e a capacidade de crescimento dessa empresa – especialmente se é um SKU que tem tido um bom desempenho no mercado. Existem também as questões relativas à sustentabilidade – uso de ingredientes, solventes, entre outros que garantam a qualidade do produto, e que estejam de acordo com os propósitos da organização.

Capacidade de agregar outros parceiros

Um aspecto importante a se observar é a capacidade de agregar outros parceiros de inovação em torno de um projeto. Nem sempre os fabricantes terceirizados têm uma rede de relacionamentos e referências seguras para fornecedores de ingredientes. E isso é essencial, não somente pela facilidade de se concentrar tudo em torno de um único fornecedor, como também pela capacidade de buscar soluções inovadoras para esse mercado.
Se o terceiro tiver acesso também aos ingredientes importados, e tiver fontes confiáveis e seguras para essas matérias-primas, mais fluida se torna a operação – afinal de contas, o cliente não perde tempo procurando insumos, nem integrando a operação de diferentes fornecedores.

Desenvolvimento de ponta a ponta

Seu parceiro terceirizado é capaz de ir além da fabricação do produto? A empresa possui especialistas em marketing, comunicação e Pesquisa & Desenvolvimento para realizar o ciclo completo do desenvolvimento? Esse é um fator de extrema relevância. Esse tipo de estrutura no fornecedor tem grande vantagem, pois permite que o cliente crie um “hub” paralelo de desenvolvimento, fabricação e logística de novos produtos.
Mais do que isso, um fabricante com várias áreas de conhecimento no desenvolvimento de produtos pode ajudar no desenvolvimento de uma formulação personalizada, que atenda às necessidades do público de interesse potencial.

Capacidade de desenvolvimento científico

As empresas desenvolvedoras de suplementos não podem competir no mercado sem que tenham uma área de Pesquisa & Desenvolvimento para apoiar a inovação, uma área de Qualidade para garantia da segurança e controle da qualidade do produto, e também para que possa fornecer consultoria técnica a respeito de estudos clínicos, por exemplo.
Se você está buscando um parceiro confiável para o desenvolvimento de novos produtos funcionais ou suplementos alimentares, entre em contato conosco. Vamos criar seu projeto juntos!