O dia amanheceu e a primeira coisa que você faz é tomar um achocolatado no café da manhã. Um tempo depois, no almoço, você prepara um macarrão instantâneo. Depois de um dia cansativo no trabalho, a última coisa que você quer fazer é cozinhar, mas a fome está ali. O que você faz? Vê aquela sopa solúvel no fundo do armário, esquenta a água e em alguns minutos fica pronta. Uma coisa está presente em todos essas refeições: o alimento em pó.

 

Várias opções no mercado

Ao contrário do que diz o senso comum, há uma gama de oportunidades para utilizar a alimentação em pó de forma saudável. Há achocolatados feitos com cacau em pó, livre de corantes e aditivos, temperos com ervas naturais e menos sódio e ainda sopas em pó naturais, aliando modernidade e saudabilidade.

Frutas, legumes, especiarias, ervas em pó, são ainda alternativas que podem ser misturadas em qualquer tipo de alimento, como sucos, suplementos alimentares e massas, o que torna seu consumo interessante para pessoas que não gostam muito do sabor de algumas comidas. Os alimentos em pó são ricos ainda em fibras, ajudando no funcionamento do sistema gastrointestinal, na eliminação de toxinas e no controle de colesterol e glicose.

O processo de liofilização (onde o alimento é desidratado e congelado em uma câmara a vácuo) ajuda também na conservação da pectina, uma fibra que se transforma em uma espécie de gel no intestino e que favorece a eliminação de toxinas. É possível encontrar a versão em pó de vários alimentos, abaixo apresentamos alguns deles e suas propriedades.

 

cacau em pó faz bem

 

Eles já existem há muito tempo

Talvez a ideia de um alimento em pó possa parecer nova para muita gente, mas essa técnica já é usada desde a antiguidade. De acordo com dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), há 1500 a.C, o povo Olmeca utilizava uma bebida – que talvez faça você lembrar de uma que é bem conhecida – feita do cacau em pó chamada tchocolalt. Essa bebida não era nada igual ao chocolate que conhecemos atualmente. Era amarga e ardida. Mas ainda assim, foi a base do que conhecemos hoje.

Na mesma linha, segundo o livro Encyclopedia of Dairy Sciences, desde o século 13, os mongóis congelavam o leite e, de uma forma artesanal, conseguiam esfarelá-lo. Nascia ali a forma rústica do leite em pó. Comercialmente, ele começou a ser fabricado na Inglaterra em 1885, ao misturar leite líquido, açúcar e carbonato de sódio.

 

Atenção com os artificiais

Ainda que haja muitas opções de alimentos em pó saudáveis e práticos, com ingredientes naturais e modernos, há alguns tipos que contêm componentes artificiais e que podem afetar a nossa saúde. Abaixo, uma lista de alguns alimentos em pó artificiais e seus efeitos no organismo, caso ingeridos em excesso.

 

achocolatado em pó tempero em pó suco em pó artificial

 

Soluções saudáveis e práticas

Experiente no ramo de nutrição em pó, a Pronutrition busca agregar os melhores ingredientes naturais para suas composições e auxiliar os negócios que procuram entregar ao consumidor final a praticidade em conjunto com a saudabilidade. São suplementos, em cápsulas ou pó para preparo de bebidas ou alimentos que trazem substâncias bioativas condensadas em proporções maiores do que a existente nos alimentos habituais e que auxiliam na saúde e bem-estar.

Quer saber mais? Fala com a gente.