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Parcerias empresariais são mais comuns do que você pode imaginar. Elemento importante de estratégia corporativa, elas direcionam ambas as organizações na conquista de suas metas. A frase “a união faz a força” nunca fez tanto sentido. O estabelecimento dessas parcerias pode ocorrer independente do segmento ou porte da sua empresa. Na verdade é uma ótima ação que deixa a sua empresa mais competitiva, e se ela for de pequeno porte, torna-se a oportunidade de se estabelecer no mercado mesmo com um capital limitado.
 
Essa estratégia está cada vez mais presente em processos produtivos modernos, especialmente se você levar em conta os atraentes benefícios quando o assunto é parceria empresarial:
 

  • Intercâmbio de novas tecnologias;
  • Ganho de eficiência;
  • Aumento na produtividade;
  • Aprimoramento técnico;
  • Melhores negociações comerciais.

 
No Brasil, essa forma de gerenciar a produção ficou conhecida como terceirização. Essa prestação de serviço envolve a contratação de uma empresa para realizar alguma atividade da cadeia produtiva ou executar um serviço. Se a disponibilidade de recursos for um problema, é provável que a terceirização seja a peça que falta.
 
A terceirização full service é um modelo de parceria em ascensão no mercado. Ela é o “pacote completo”, ou seja, a empresa contratada será responsável por todas as etapas produtivas, o que inclui desenvolvimento, testes, licenças, produção, design gráfico, embalagens, envasamento e entrega.
 
Nesse sentido, ela é ideal para o empreendedor que busca lançar seus produtos e não dispõe de condições para investir em um parque fabril. Nesse tipo de situação, a terceirização produtiva representa economia e aumento no portfólio de produtos. Além disso, ela permite manter o foco maior no canal de vendas e uma atenção especial ao consumidor, até porque quanto melhor for a experiência do cliente melhores serão os resultados da empresa.
 
Para ficar mais fácil de compreender, confira outras vantagens que a terceirização full service pode oferecer a sua empresa:
 

  1. Reduz a preocupação com recursos humanos

 
A terceirização pode ser de grande ajuda quando uma empresa não quer dores de cabeça com mão de obra, contratações ou mesmo quando não sabe lidar com estas questões. Escolher esse serviço implica na redução de investimento e tempo em recursos humanos.
 

  1. Reduz riscos e custos

 
O fato da empresa contratar os serviços de outra significa não ter que arcar com os elevados custos de um parque industrial. Ela não lidará com aquisição de equipamentos e de matéria-prima.
 
A consequência é a possibilidade de micro e pequenas empresas de ingressarem no mundo do empreendimento, expondo sua marca e seu produto, mesmo que seus recursos financeiros e de industrialização não se comparem a de grandes corporações.
 

  1. Acelera o ciclo de inovação

 
Inovar constantemente não é nada fácil, ainda mais na indústria de alimentos, por exemplo, especialmente pela qualidade de vida que os consumidores buscam hoje. Os produtos devem então refletir as necessidades do cliente.
 
Logo o planejamento de inovação, envolvendo novas fórmulas e mais testes, pode ser longo e caro dependendo da empresa. O contrato de uma empresa terceirizada auxilia na economia de tempo e dinheiro, que pode ser revertido na criação de novos produtos.

Modelo full service é o “pacote completo”, ou seja, a empresa contratada será responsável por todas as etapas produtivas, o que inclui desenvolvimento, testes, licenças, produção, design gráfico, embalagens, envasamento e entrega.

E onde estão as melhores chances de terceirização?
 
Diversos são os setores que podem colher os frutos da terceirização, entre eles, segurança, manutenção, logística e infraestrutura, isso gera um aperfeiçoamento de todo o processo de industrialização. Além disso, vale ressaltar que não são apenas empresas iniciantes no mercado que podem optar por essa parceria, mas qualquer uma com anseio de agilidade e redução de custos.
 
A terceirização também vem com força no setor de alimentos e bebidas, como a produção de energéticos, suplementos alimentares, produtos funcionais e nutracêuticos. E não é para menos, só em 2018 a indústria de alimentos no Brasil obteve um faturamento de R$ 656 bilhões, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
 
Outro valor de impacto é o faturamento do setor de Sport Nutrition ano passado: cerca de R$ 2,24 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI). Por causa disso, a terceirização de suplementos alimentares tem aumentado no mercado brasileiro. O que resulta tanto em uma necessidade quanto oportunidade de parcerias empresariais nessas indústrias, solucionando assim questões de custo e desenvolvimento de produtos.
 
O mercado de bebidas também não fica para trás em questão de oportunidades e relevância. A busca por bebidas diferentes e que agradem o paladar dos consumidores abre espaço para empresas terceirizadas assumirem desde as concepções iniciais do produto até seu envase.
 
Por exemplo, no mercado de cervejas, há quem não tenha recursos para montar sua própria fábrica. Nesse caso, há a possibilidade de “emprestar” os tanques de outras cervejarias para produzir suas próprias marcas. São as chamadas cervejas “ciganas”. Isso se assemelha à proposta de copacking, onde uma empresa especializada fabrica todo o material para envase, como rótulos e pacotes para empreendimentos diversos.
 
Oportunidade de empreender 
 
Como foi possível perceber, a terceirização é uma ótima pedida para qualquer empreendedor que busque transformar os processos produtivos da sua organização. Ela permite que empresas com histórias no mercado ampliem seus horizontes, e ao mesmo tempo dá a chance para empresas iniciantes alçarem voo, independente de suas limitações financeiras, afinal não é toda organização que dispõe de capital para investir na construção e manutenção de um parque fabril.
 
Ao escolher a Pronutrition para terceirização full service, sua empresa não somente passa a contar com uma verdadeira parceria estratégica, permitindo a melhor gestão da produção e priorização de outras áreas importantes da sua organização como relacionamento com cliente e vendas.
 
Quer saber mais? Vamos conversar sobre isso.