Produtos para gerenciamento do peso estão entre os mais consolidados no mercado de suplementos. Na atualidade, esses produtos começaram a seguir o caminho da naturalidade em benefício da saúde. Dentre eles, estão os produtos holísticos que visam o bem estar global e não atuam somente no controle de peso. Ou seja, investir em produtos que também reduzem inflamações e complicações relacionadas à obesidade e ao sobrepeso, são os diferenciais desse segmento. Bora saber mais sobre esse mercado?

Quer saber mais sobre Nutrição Holística? Confira esse conteúdo!

Fique expert no assunto!

As oportunidades do mercado

Atualmente, a obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares são as principais causas de mortes no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aliás, relatórios mais recentes mostram o aumento da população obesa e sobrepeso paralelamente ao aumento da má nutrição. Nesse cenário, observa-se que as alterações do padrão alimentar tradicional, a falta de tempo e a busca por praticidade no momento da alimentação colocam a população em risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Passado o período de restrições e retorno à rotina pós-pandemia, o mercado de gerenciamento de peso se aqueceu e apresenta potencial de crescimento anual médio de 16,6%  entre 2021 e 2028 segundo a Grand View ResearchPara 2023, inovações devem surgir dada a retomada do mercado pós-pandemia, tanto em redutores de apetite como em inovações que atuarão no metabolismo e digestibilidade, além de novas soluções para auxiliar em dietas como, por exemplo, a cetogênica.

Só em 2022, o valor do mercado de gerenciamento de peso passou de US$ 34,5 bi para US$ 39,2 bi, um aumento de 13,6%. Diferentemente dos medicamentos, o setor de suplementos alimentares busca auxiliar no controle de peso com foco na saudabilidade, no uso de produtos naturais e no incentivo da prática de exercícios físicos. Ao oferecer o apelo de saudabilidade em produtos para gerenciamento de peso, mostra-se os malefícios da busca do emagrecimento a todo custo. A ideia oposta, de que um estilo de vida saudável acompanha o controle saudável de peso, começa a aquecer esse mercado.

Inovações em produtos para gerenciamento de peso

Metabolismo

Sob o mesmo ponto de vista, diversos ativos conhecidos por aumentar a termogênese são utilizados há milênios. Para isso, não existe exemplo melhor do que a cafeína presente no café e no chá verde, ou a capsaicina presente em pimentas. Esses ativos são responsáveis por aumentar a temperatura corporal e, por consequência, a capacidade de gasto calórico em repouso, além de contribuir com o gasto calórico em exercício.

Em outras palavras, ingredientes como pimentas, cúrcuma, gengibre, café e chá verde são termogênicos comumente utilizados em formulações pré treino ou mesmo in natura na dieta. E, apesar da capacidade de atuarem sozinhos, a combinação desses ingredientes potencializa o efeito termogênico, sendo grandes aliados em dietas para controle e redução de peso.

Assim, observa-se o grande potencial de produtos naturais para a manutenção e redução saudável de peso.

Além dos termogênicos, vitaminas e minerais auxiliam nos processos metabólicos e por isso são acrescentados às formulações de produtos para queima calórica. As vitaminas do complexo B, por exemplo,  auxiliam no metabolismo energético de proteínas, carboidratos e lipídios, aumentando a conversão de açúcares e gorduras em energia. Assim como o cromo, selênio, magnésio e zinco que não só auxiliam nos propósitos metabólicos mas também são essenciais ao organismo.

Quer saber se esse é o nicho correto para lançar seu próximo produto?

Confira!

Apetite e saciedade

Produtos para controle de apetite e saciedade são os mais tradicionais dentre os produtos para gerenciamento de peso e que apresentam eficácia comprovada por estudos científicos. Tais produtos contêm fibras, tanto nas suas porções solúveis quanto as insolúveis.

As fibras solúveis são capazes de auxiliar no controle dos níveis de açúcar (glicemia) e gorduras no sangue. Isso porque as porções insolúveis são capazes de preencher o estômago por determinado período, aumentando a sensação de saciedade e, consequentemente, reduzindo a ingestão calórica. Além disso, as fibras conhecidas como prebióticas são capazes de atuar na microbiota intestinal, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas para o organismo. Formulações contendo fibras solúveis, insolúveis e prebióticas em quantidades adequadas, auxiliam na melhora do organismo de forma global, não apenas no controle de peso.

As inovações no segmento vão além da formulação. Novos produtos como bloqueadores de enzimas, por exemplo, surgem como opção para redução da absorção de gorduras e carboidratos. Atuando no processo digestivo, esses bloqueadores reduzem o impacto calórico mesmo depois de comer. Outra aplicação é a inulina, que também forma um gel e pode ser usada como prebiótico e é extraída da raiz de chicória. Estudos sugerem que o consumo de 5 a 10 gramas de inulina por dia é suficiente para melhorar a saúde intestinal, aumentar o crescimento de bactérias benéficas ao corpo humano, além de aumentar a absorção de cálcio, aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir a hiperglicemia.

Em outras palavras, as novas soluções para suplementos de controle de peso apresentam produtos naturais como extratos vegetais, frutas liofilizadas, fibras, corantes e edulcorantes naturais com funcionalidades que ultrapassam a barreira de controle de peso, tornando-os suplementos para a saúde e bem estar global.  

E agora?

O mercado de gerenciamento de peso tem andado de mãos dadas com a saudabilidade. A ideia de emagrecer com saúde derrubou por terra produtos que estimulavam o “emagrecimento a qualquer custo”. Nesse cenário, se abre um leque de opções para inovar não apenas em ativos que promovam saudabilidade, mas também em momentos e formatos de consumo.

 Você tem alguma ideia de qual pode ser o próximo lançamento desse mercado?  A Pronutrition tem! Fale com a gente e esteja à frente da concorrência!

Fale com a gente!