Como se alimentar em home office?
Acordar, escolher uma roupa para ir trabalhar, tomar (muitas vezes) um café apressado, pegar trânsito… Talvez, toda sua rotina diária possa ter sofrido algumas alterações por conta da quarentena e com isso, o modo como se alimentar em home office. Para alguns, as mudanças de padrões podem desencadear preocupações excessivas, acomodo e, inclusive, descuido com alimentação.
Enquanto se está em casa, há uma maior facilidade em acessar doces, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos não muito saudáveis. Além de prejudicar a saúde, uma má alimentação em períodos como esses pode desencadear problemas como baixa imunidade, ansiedade e outros fatores. Informações de um artigo do Centro Universitário São Camilo apontam algumas ações que podem ajudar nesse período.
Ultraprocessados, não!
Bolachas recheadas, macarrão instantâneo, salsichas e fast food podem parecer tão convidativos em épocas como essa, não é? Contudo, é melhor evitá-los. Eles são ricos em gorduras saturadas que, dentre outros problemas, podem aumentar o colesterol e doenças no coração.
Legumes, frutas e verduras? À vontade
Talvez você não seja muito chegado nelas, porém, esses alimentos são ricos em antioxidantes e vitaminas A e C, que auxiliarão no sistema imune. E lembre-se, antes de consumi-los, é necessária uma boa higienização.
Preparo de proteínas com cuidados
Proteínas de origem animal como carnes e peixes possuem grandes quantidades de vitaminas, proteínas e ácidos graxos. No entanto, é importante que as proteínas não sejam preparadas em microondas, para não perderem alguns de seus nutrientes.
Refeições regradas!
A comodidade de estar em casa pode trazer comportamentos um tanto quanto preguiçosos. E isso se reflete na alimentação. Evite substituir refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, por lanches industrializados ou ricos em gorduras saturadas.
Água, sempre!
Esquecer de beber água pode ser o primeiro fator quando estamos fora da rotina. Mas manter-se hidratado é importante para regular nossa temperatura, conduzir os nutrientes pelo corpo, regular nosso intestino, dentre outras funções.
Ambiente adequado
Inevitavelmente, regular uma boa alimentação esbarrará com a criação de novos costumes e hábitos. Agora, sua casa se tornou também seu local de trabalho. Para algumas pessoas, isso significa uma grande mudança. Dados de 2018 da revista Exame e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que trabalhadores em home office representavam 5,2%, o equivalente a 3,8 milhões de pessoas.
Com toda a situação atual, esse número aumentou vertiginosamente. Lidar com essa rotina demanda criatividade e organização. Um artigo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) listou algumas orientações de como ajustar esse novo dia a dia, por exemplo:
Comportamento alimentar
Além de ter um maior cuidado com a alimentação e como manter um ambiente adequado para que o home office seja o máximo produtivo e saudável possível, outros comportamentos podem ser adotados para deixar esse período mais seguro e confortável. Ainda de acordo com o artigo do Centro Universitário São Camilo, esses comportamentos são:
Pensar no cardápio diário completo (café da manhã, almoço, jantar e lanches) de modo a suprir a necessidade de nutrientes essenciais.
Lanches da tarde saudáveis, com alimentos integrais, sucos e frutas.
Não comer excessivamente e evitar fazer as refeições assistindo TV ou mexendo em aparelhos eletrônicos.
Como aliados para manter esse comportamento o mais natural possível, estão os alimentos e bebidas funcionais, ao fornecerem refeições, snacks, chás e sucos contendo ingredientes naturais e ricos em nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. A Pronutrition, especialista no ramo, tem em seu portfólio diversos produtos que agem diretamente em problemas do dia a dia e o melhor: unindo sabor, saúde, tecnologia e alta performance.
Lembre-se: lave bem as mãos, higienize seus alimentos e fique em casa, se puder.
Para saber mais sobre os produtos Pronutrition, chama a gente.