Escolha uma Página

Que os alimentos funcionais representam uma categoria de nutrição com alto crescimento não há dúvida, como constatado em outros textos. Contudo, dentro desse nicho há também o de bebidas funcionais, que entram como uma alternativa saudável para quem busca bem-estar e praticidade. Além disso, substituem refrigerantes, sucos industrializados e oferecem opções de hidratação mais seguras e naturais.

Dentro do nicho de bebidas funcionais podem ser encontrados produtos à base de prebióticos, cafeína, frutas, vegetais, leite e os voltados para quem pratica atividades físicas. De acordo com o livro publicado pelo Science Direct Functional and Medicinal Beverages, esses tipos de bebidas melhoram as condições físicas gerais do corpo humano e diminuem o risco de progressão da doenças.

Ainda de acordo com o artigo, esses dois efeitos positivos também podem ser observados juntos. Dependendo do conteúdo e dos métodos de produção, as bebidas funcionais reduzem o risco de câncer, aumentam o sistema imunológico, melhoram as condições físicas e mentais e mostram propriedades anti-stress, antienvelhecimento, antioxidante e anti-inflamatória.

As bebidas funcionais reduzem o risco de câncer, aumentam o sistema imunológico, melhoram as condições físicas e mentais e mostram propriedades anti-stress, antienvelhecimento, antioxidante e anti-inflamatória.

Exemplos de bebidas funcionais

 

Com componentes não tradicionais, as bebidas funcionais caíram no gosto das pessoas ao trazerem benefícios para o organismo em geral, como: olhos, cabelos, repondo fluídos corporais e ainda equilibrando o peso corporal. Segundo o livro  Nutrients in Beverage, as bebidas funcionais servem como agente fortificante e fornecem nutrientes e componentes bioativos presentes em ervas, vitaminas, minerais, aminoácidos, ingredientes de frutas ou vegetais crus, ácidos graxos ômega-3, entre outros.

Dentre as opções disponíveis de bebidas funcionais tradicionais podem ser citadas: água de coco (repõe sais minerais, auxilia na digestão e combate o colesterol), sucos de açaí (auxilia na memória, energia e é rico em fibras e vitaminas), chá-verde (auxilia no emagrecimento e equilíbrio do intestino), bebidas com proteína de leite (auxilia na reconstrução muscular e sensação de saciedade) e o guaraná (reduz gordura corporal, estimulante e vasodilatadora).

As bebidas nutracêuticas, outro segmento que está se estabelecendo, têm como base os produtos naturais, que reduzem o risco de doenças crônicas, além das funções nutricionais básicas. Os aminoácidos, necessários para o organismo e presentes nas bebidas, também passaram por um processo de adaptação.

Segundo o artigo Os aminoácidos e o sabor, eles podem ser compostos amargos, doces ou sem gosto nenhum, revolucionaram o mercado ao ficarem mais agradáveis para o paladar. Outros fatores que impulsionam a inovação no setor são a redução no teor de açúcar e canais de distribuição mais amplos.

 

Mitos sobre o consumo

 

É importante deixar claro também que o uso das bebidas funcionais não faz efeito de um dia para o outro. Ter cuidado com promessas de emagrecimento rápido demais, aceleração de metabolismo, entre outras coisas, é imprescindível. Algumas situações devem ser muito bem esclarecidas, para que os efeitos das bebidas funcionais sejam sentidos em sua totalidade.

Consumir à vontade e da forma que bem entender: O uso sem moderação das bebidas funcionais pode fazer com que o organismo se torne imune aos efeitos benéficos. Ou seja, sempre tenha em mente que tudo em exagero não faz bem.

Elas já servem como alimentação completa: Nunca. É importante que o uso das bebidas funcionais sejam aliadas a uma alimentação saudável e balanceada, para que os benefícios sejam sentidos por completo.

Emagrecimento permanente: As bebidas funcionais não são garantia de que as pessoas irão se manter em forma para sempre. É preciso ter em mente que essas bebidas são complementos para uma dieta saudável. Ou seja, nada de pensar que as bebidas funcionais fazem milagres sozinho.

 

Mercado em crescimento

 

De acordo com dados da revista digital Mercado e Consumo a preocupação em satisfazer consumidores preocupados com saúde está fazendo com que haja mudanças no desenvolvimentos de chás, sucos e outros tipos de bebidas. Para se ter uma ideia de como esse setor está ganhando espaço, as previsões da agência de pesquisa Euromonitor apontam que até 2022, o rendimento do setor será de R$ 8,8 bilhões.

O artigo Probiotics, Prebiotics, and Fibers in Nutritive and Functional Beverages aponta que esse crescimento no desenvolvimento e consumo de bebidas funcionais se deve à crescente urbanização, aumento da população de classe média e de famílias com renda dupla, preocupação com saúde e a redução do risco de doenças.

Dentro desse mercado, a Pronutrition está antenada nos processos e tendências relacionadas às bebidas funcionais, além de oferecer ao mercado de alimentos e bebidas funcionais um de seus produtos principais já formulados, o Sparkling Protein (proteína líquida refrescante). Se este ainda não for o produto ideal para sua linha de funcionais, empreendedores podem contar com a avançada infraestrutura da Pronutrition para desenvolver produtos originais e completos.

Quer saber mais? Chama a gente para uma conversa