Beleza de dentro pra fora: Ativos e suplementos para beleza.
Quando o assunto é produtos para beleza, somos automaticamente levados a pensar sobre cosméticos como cremes, maquiagens e produtos para skin-care. No entanto, nos últimos anos, a beleza tem se apresentado cada vez mais como um ato de auto cuidado, um ritual do dia a dia, como um ato de saúde, e não apenas de estética. Por esse motivo, um mercado que borbulha nos últimos anos é o de alimentos e suplementos para beleza.
Segundo relatório da Mintel, divulgado em abril de 2022, entre 2017 e 2021 houve crescimento de 78% no número de lançamentos de alimentos, suplementos e bebidas com alegações funcionais relacionadas a beleza (beauty claims). Embora esse crescimento acentuado tenha se apresentado nos últimos anos, a história dos suplementos alimentares focados na beleza é mais antiga.
Tendências para esse mercado:
Seguindo as principais tendências levantadas por organizações como Mintel e Euromonitor, observa-se que o envelhecimento saudável e a preocupação com a saúde e beleza no processo de envelhecimento aumenta em passo acelerado. Os relatórios apontam para um fenômeno que já é possível de ser visto atualmente: as pessoas enxergam cada vez mais os resultados da beleza como reflexo das suas dietas e estilo de vida, ou seja, vão além dos cosméticos e buscam a já conhecida beleza de dentro para fora. Em pesquisa realizada pela Mintel, 70% dos entrevistados veem sua alimentação e estilo de vida como mais importante para saúde da pele e cabelo do que os cosméticos.
O potencial crescimento desse setor é absurdo. De acordo com Insights Analytics, o setor de Ingestible Beauty (“beleza de ingerir” em tradução literal) foi avaliado em US$3,29 bi em 2021 e deve atingir US$8,30 bi em 2030, crescimento superior 2,5 vezes no período estimado. O principal motor desse crescimento é o aumento das evidências cientificas para novos produtos e o direcionamento das propostas para o bem-estar holístico que é apontado como um dos principais drivers para o pós pandemia.
O período de pandemia acentuou essa percepção. Problemas como queda de cabelo, ressecamento e rachaduras na pele, unhas quebradiças foram associadas ao estresse causados pela pandemia. Com isso, a nutrição holística difundiu-se na vida daqueles que buscam a beleza de dentro pra fora. O entendimento de que bem-estar físico e mental é igual a saúde da pele, unhas e cabelo finalmente atinge seu merecido destaque.
O Carro-chefe do segmento: Colágeno
A hegemonia de suplementos alimentares para a beleza ficou por anos nas mãos dos colágenos, principalmente por apresentarem efeitos satisfatórios e comprovados pela ciência. Essa comprovação veio não apenas de numerosos ensaios pré-clínicos mas também ensaios clínicos, publicados ao longo dos anos. No entanto, a necessidade por inovação constante e de mudanças na percepção da beleza, impulsionaram o setor de suplementos para aumentar os lançamentos voltados para personal care.
Atualmente, o colágeno raramente anda sozinho em formulações de produtos. Em alguns de nosso produtos por exemplo, temos diferentes combinações de valiosos ingredientes que atuam na saúde da pele, das unhas e do cabelo. Nas formulações mais completas de produtos com colágeno, encontram-se vitaminas, minerais e compostos bioativos que auxiliam desde a produção de colágeno no organismo e manutenção da firmeza da pele, até a pigmentação capilar com o Cobre (o caso da vitamina C e o ácido hialurônico). Além desses, compostos antioxidantes como a luteína, as vitaminas A e E e o selênio, auxiliam na captação de radicais livres e reduzem os danos causados na pela luz, retardando o processo de envelhecimento.
Cuidados com o intestino: Beleza de dentro para fora
Outra forte tendência em suplementos alimentares que já atinge o setor de beleza é o da relação entre a microbiota intestinal com a saúde. Inúmeros estudos apontam ligação do microbiota com o cérebro, o chamado eixo intestino-cérebro (gut-brain axis), e também apontam uma estreita correlação entre a saúde intestinal e a saúde da pele.
A microbiota atua no perfil lipídico da pele, melhorando a hidratação e piorando-a em caso de distúrbios. Além disso, a microflora intestinal atua na homeostase cutânea, ou seja, na regulação das funções da pele, seja na renovação celular, na retenção de água, recuperação de feridas, formação de rugas dentre outros efeitos observados tanto em estudos clínicos, como em testes pré-clínicos.
Inovação em formatos para esse segmento:
Suplementos alimentares são apresentados geralmente no formato de pó, como os próprios colágenos e as proteínas (whey). No entanto, com os avanços tecnológicos impulsionados principalmente pelas demandas de mercado por praticidade, indulgência e variedade de opções, outros formatos como bebidas, barras, snacks e géis ganham destaque.
Suplementos para beleza podem estar em formato de géis? Sem dúvida alguma. Já tratamos um pouco sobre esse formato aqui no blog, quando falamos dos géis e as principais inovações no segmento. Hoje já são encontrados shots, bebidas e gominhas com foco em beauty & personal care. Os géis trazem a facilidade de transporte e consumo sem necessidade de refrigeração. No dia que se está atrasado e o ritual de skin-care ficou para depois, ou em uma viagem, ou até mesmo para aqueles que não seguem um ritual de cuidados, porém buscam de alguma forma cuidar-se, o gel é uma opção pratica, rápida e deliciosa. Além disso, a quantidade de ativos e ingredientes que podem ser aplicados aumentam a cada dia. Alguns dos principais ativos que podem ser utilizados estão citados abaixo:
Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é um nome familiar não só para aqueles interessados em skin-care, mas também muito usado em procedimento estético. Porém, a suplementação com ácido hialurônico também é útil para a hidratação e a firmeza da pele, existindo inclusive estudos que atestam a eficácia dessa suplementação. Esses estudos apontam que a suplementação de 120-240mg de ácido é segura e capaz de melhorar o aspecto da pele de diversas maneiras.
Carotenoides
Os carotenoides, como a Astaxantina, Luteína, Zeaxantina e Licopeno são comumente relacionados a saúde dos olhos, porém possuem diversas propriedades antioxidantes e fotoprotetoras contra danos causados pelos raios UV. São eficazes em baixas concentrações (entre 6-50mg por dia) e podem ser encontrados naturalmente em alimentos como salmão, tomate. cenoura, milho e etc.
Pinho Marítimo
O extrato de pinho marítimo apresenta composição rica em compostos fenólicos antioxidantes. Estudos avaliando mulheres em periodo pós-menopausa mostrou que a administração do extrato por 12 semanas mostrou resultados positivos na elasticidade, hidratação, maciez e redução de rugas com uma dosagem de 75mg ao dia. Outro estudo também apresentou benefícios da associação do extrato com o colágeno e outros compostos benéficos para a pele como Zinco, Selênio e Vitaminas C e E.
Cacau (Flavonoides de cacau)
O cacau é rico em antioxidantes que trazem diversos benefícios para a saúde humana, dentre elas a saúde da pele. Estudos com ingestão de cacau em pó contendo 326mg de flavonoides por dia mostraram efeitos positivos para a hidratação, firmeza e fluxo sanguíneo da pele, redução na rugosidade e surgimento de acne na pele após 24 semanas.
Coenzima Q10
Conhecida por seu importante papel no metabolismo celular e propriedades antienvelhecimento, a Q10 apresenta resultados benéficos para a saúde da pele em estudos com 50 ou 150mg por 12 semanas. Em um período de 3 meses, a redução nas rugas e marcas de expressão bem como melhora nas características viscoelásticas da pele, foram alguns dos benefícios observados da suplementação de Q10. O grupo que recebeu maior dosagem (150mg) apresentou melhores resultados para firmeza da pela e maciez, embora o grupo que recebeu baixa dosagem (50mg) apresentou resultados significativamente melhores que o placebo em todos os parâmetros avaliados.
Ômega-3
Conhecido por suas propriedades benéficas à cognição e saúde cerebral, os ácidos graxos omega-3 atuam reduzindo inflamações na pele, controlando e reduzindo o envelhecimento cutâneo. O consumo crônico (6 meses) de omega-3 reduz significativamente a inflamação e aumenta a resistência da pele à queimaduras solares, o que corrobora com a redução do envelhecimento da pele causado pelo sol.
Silício
O Silício é conhecido por suas propriedades benéficas para a pele e utilizado em muitas formulações já existentes no mercado. Possui uma versão inorgânica e outra orgânica, e atua na produção de colágeno, contribuindo na elasticidade e firmeza da pele. Estudos avaliando o ácido ortosilícico estabilizado em colina (conhecido como silício orgânico) apresentou efeito redutor de rugas e melhoramento nas propriedades viscoelásticas na pele de mulheres entre 38 e 65 anos. O silício na sua forma orgânica se mostra mais biodisponível e favorece a produção de colágeno.
Lactoferrina
Recentemente aprovado pela ANVISA, a Lactoferrina mostra propriedades promissoras para cuidados da pele. Além apresentar resultados positivos na redução das lesões causadas por acne e reduzir o tempo de duração das lesões, a Lactoferrina se mostra capaz de melhorar o sistema imune e microbiota intestinal.
Pré e Probióticos
Como mencionado em parágrafos anteriores, o eixo microbiota intestinal e pele é responsável por controlar diversas funções na pele, seja na hidratação, resistência a perda de água até a elasticidade. Prébioticos como fibras solúveis, tal qual inulina (fibra de chicória), frutoligossacarídeos e beta-glucana de aveia, podem auxiliar na saúde da pele ao melhorar o sistema imune e a saúde intestinal. Probioticos como lactobacilus também são aliados da beleza e são encontrados em iogurtes e leites fermentados, por exemplo.
Para ir além…
Somando essa vasta lista, os avanços tecnológicos constantes no setor aliado à capacidade de inovar do nosso Time de Inovação, permite que formulações cada vez mais completas e eficazes sejam criadas especialmente para sua marca, embasadas em estudos sérios e que realmente entreguem os benefícios prometidos aos consumidores. Quer saber mais? Fale com a gente!