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Mercado de Alimentação Infantil: Desafio que não é brincadeira de criança

18 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 7 minutos

18 de setembro de 2023

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Mercado de Alimentação Infantil: Desafio que não é brincadeira de criança




O mercado de alimentação  infantil foi avaliado em US $ 77.448,15 milhões em 2021 e espera-se que registre um CAGR de 7,01% durante o período de previsão. Mas se você acha que conquistar esse público é brincadeira de criança, se enganou! inovar no mercado infantil pode ser tão desafiador quanto no mercado dos adultos.

Se você nunca assistiu o vídeo “Children See Children Do”, pare agora de ler esse texto e assista. Ele ilustra perfeitamente o princípio básico do mercado de alimentação infantil, que é “crianças imitam adultos”. Essa imitação ocorre como um mecanismo evolutivo de sobrevivência, que nos ajuda a aprender e a sentir-se parte de um grupo social. Por isso, para inovar no mercado de alimentação infantil é preciso entender o mercado dos adultos.

Os números mostram que os adultos estão buscando saudabilidade, bem-estar e qualidade de vida. Você sabia que 66% dos brasileiros colocaram como meta cuidar mais da saúde em 2022? Isso também inclui as crianças! Para se ter uma ideia, cerca de 17,4% do consumo relacionado à alimentação em um lar é direcionado por crianças até 12 anos. 


O QUE OS PAIS BUSCAM? 

É importante notar que, apesar dos mercados serem semelhantes, as necessidades alimentares das crianças são diferentes dos adultos. Crianças comem porções menores e, portanto, precisam de alimentos ricos em nutrientes, já que estão em fase de crescimento. Esse desafio nutricional ainda é incrementado pelo desejo de um estilo de vida saudável vindo dos pais.

A pesquisa Saudabilidade no Mercado Infantil, realizada pela SaudaBe Group e pela OutCast Ventures, parceiros da Pro, mostrou que 44% dos pais estão em busca de uma alimentação mais saudável e dispostos a investir mais na qualidade dos produtos que oferecem aos seus filhos.

A dieta considerada saudável para adultos, que é pobre em gordura e rica em fibras, não é a melhor para crianças por conta de sua baixa densidade energética e de alta massa. Além disso, os estômagos das crianças pequenas lidam bem com alimentos ricos em fibras, como o macarrão de trigo integral e arroz integral. Na verdade, uma dieta com muita fibra às vezes pode reduzir a quantidade de minerais absorvidos pelo organismo, como Cálcio e Ferro.

A pirâmide alimentar infantil deve incluir uma quantidade maior de alimentos reguladores (ricos em fibras e sais minerais), construtores (proteínas, Cálcio e Ferro) e energéticos (carboidratos e gorduras).

Com isso em mente, o que os pais estão buscando para alimentar suas crianças?

Nutrição Digestiva em Destaque: Probióticos no mercado de alimentação infantil

De acordo com uma pesquisa da Mintel, uma parcela significativa, 55,67%, dos pais costuma adquirir produtos com probióticos, como iogurtes e Yakult. Isso porque consideram fundamental reforçar a saúde digestiva de seus filhos. Isso reflete uma crescente conscientização sobre a importância do equilíbrio da microbiota intestinal para o bem-estar geral das crianças.

 

A Ascensão dos Alimentos à Base de Vegetais

Outro dado revelador é que 48% dos pais concordam que alimentos à base de vegetais são mais saudáveis do que alimentos de origem animal. Esse número está de acordo com as tendências do mercado adulto e vem moldando o mercado de alimentos infantis também. Por isso, impulsionando a criação de opções à base de plantas cada vez mais atrativas e saborosas é possível inovar nos dois mercados.

Entre essas opções, o consumo de bebidas vegetais para substituir ou incrementar a nutrição das crianças se destaca como uma fonte rica de nutrientes. Um exemplo é o desenvolvimento da Pro em parceria com a Natural One da bebida vegetal lançada em abril de 2023. A fórmula é rica em Cálcio.

 

 

Snacks à Base de Vegetais: Uma Opção Emergente no mercado de alimentação infantil

A pesquisa realizada por nossos parceiros Saudabe e Outcast  mostra que 31% dos entrevistados expressaram interesse em comprar snacks feitos à base de vegetais, como sucos de frutas com vegetais e salgadinhos vegetais. Essa tendência reflete a busca por alternativas de lanches mais saudáveis e nutritivas que ainda sejam saborosas e atraentes para as crianças.

Foi pensando exatamente nisso que a Pro desenvolveu a Linha de géis B.oma, apresentada na FISA. Essa inovação traz sabores indulgentes e funciona como um snack saudável de frutas rico em vitaminas para tomar a qualquer momento, agradando adultos e crianças.
Entenda mais sobre esses géis!  

 

 

DO QUE AS CRIANÇAS GOSTAM

Já vimos as principais vontades dos pais. No entanto, será que na prática é fácil convencer os pequenos a ter uma dieta saudável, com snacks de vegetais, por exemplo?  A evolução do paladar infantil dificulta a introdução de alguns alimentos considerados atrativos para os adultos. Um adulto poderia comer um snack amargo ou agridoce e achar delicioso, mas o mesmo snack seria rejeitado pelas crianças. Por isso, além de entender as tendências de mercado, é essencial entender quais são os gostos dos pequenos e como agradar o seu paladar.

Cientistas do Monell Chemical Senses Center, da Filadélfia, Pensilvânia, descobriram que crianças preferem sabores mais intensos em doces e salgados, e a predileção por esses sabores é ainda maior do que a dos adultos. Além disso, formatos diferentes e alimentos que lembram brinquedos também são mais atrativos e podem atrair a atenção da garotada. Por último, apostar em texturas cremosas e viscosas pode ser mais interessante do que texturas pegajosas ou fibrosas.

Com isso em mente, como é possível unir o melhor dos dois mundos? É possível agradar tanto os pais que buscam alimentos saudáveis, quanto as crianças que exigem que eles sejam deliciosos?

 

Doçura Reduzida com Sabor Mantido

O sabor doce pode ser uma armadilha nutricional. Normalmente ricos em açúcares, os alimentos doces como balas e biscoitos fazem sucesso com as crianças, mas desagrada e muito aos pais. A alternativa são os alimentos indulgentes e saudáveis, com substituição da sucralose e outros açúcares por alternativas mais saudáveis. A pesquisa do Saudabe e Outcast revelou que 35% dos pais preferem comprar doces com redução no teor de açúcar para seus filhos. Muitos produtos infantis agora estão oferecendo versões com menos açúcar ou adoçantes naturais, como o xilitol.

Isso demonstra um esforço para manter o equilíbrio entre a satisfação do desejo por doces das crianças e a preocupação com sua saúde, apesar das dificuldades do paladar infantil.

 

 

E por falar em paladar infantil…

Você já percebeu que muitos adultos têm dificuldade de experimentar novos sabores? Alguns não conseguem lidar com algumas texturas e normalmente preferem sabores muito doces ou muito salgados?

Chamado de Tare (Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo), o popularmente conhecido “paladar infantil” ocorre quando a seletividade alimentar, ou seja, a rejeição a diversos tipos de alimentos, traz problemas nutricionais e até psicológicos para adultos e crianças.

Mas nem todo mundo que gosta de comer como uma criança tem paladar infantil, viu? Na verdade essa é uma outra tendência de mercado.

 

 

Uma Viagem no Tempo: O Resgate de Produtos Nostálgicos e indulgentes

Você já teve um dia difícil no trabalho e no final dele só queria comer um docinho? Ou fugir um pouco da dieta e pedir uma pizza? Ou ainda, você já passou por um produto que adorava na infância e precisou colocar ele no carrinho de supermercado? Isso é uma reação saudável de fuga do seu cérebro, para te trazer conforto. Em um mundo em constante evolução, às vezes, tudo o que precisamos é um toque do passado para nos fazer sentir em casa. O consumo de alimentos destinados em sua maioria para o público infantil traz de volta a sensação de acolhimento que tínhamos na infância. A nostalgia desempenha um papel significativo nas escolhas dos consumidores, e as marcas de alimentos e bebidas estão percebendo isso mais do que nunca.

 

 

Marcas que marcaram nossa infância voltando para o mercado

Uma pesquisa feita pelo Spotify em 2019 mostrou que 70% das pessoas entrevistadas se lembram de marcas presentes em momentos especiais de suas vidas. Em tempos incertos como a pandemia, esse sentimento nostálgico aflorou ainda mais nos consumidores. Segundo um artigo desenvolvido pela Buffer, a felicidade desperta em nós a vontade de compartilhar e a tristeza acaba por nos conectar e gerar empatia. A nostalgia, portanto, aloja esses dois sentimentos, se tornando um gatilho poderoso para as marcas.

De acordo com pesquisa da Mintel sobre tendências de sabores e ingredientes em sobremesas e confeitos, de 2021, 45% dos consumidores americanos deram preferência para sobremesas que os lembrassem de sua infância. 

De maneira geral, as campanhas e o lançamento de alimentos e bebidas com o apelo da nostalgia tem um enfoque maior nos Millennials, ou seja, em produtos que foram sucesso nos anos 1990. Isso porque os Millennials foram as crianças desse período e, hoje, são os adultos entre 25 e 44 anos que passaram recentemente pela crise financeira e pela pandemia, portanto, os mais propensos a gostarem daquilo que lembra o passado. 

 

Voltando a ser criança: O marketing de nostalgia

No Brasil, a Nestlé trouxe de volta ao mercado brasileiro uma releitura da Mocinha, produto popular na década de 1990 e hoje chamado de Moça Mini. Disponível nos sabores tradicional, morango e chocolate, o produto incorpora perfeitamente a indulgência no sabor como um leite condensado aromatizado. 

O retorno de produtos amados como esse cria uma conexão emocional instantânea com os consumidores. A reedição de produtos antigos não é apenas um ato de nostalgia, mas também uma demonstração de que as marcas estão dispostas a ouvir e atender aos desejos do público.

 

Nostalgia e relançamentos

A nostalgia não é apenas sobre o produto em si, mas também sobre a experiência que ele proporciona. Ao recriar embalagens vintage ou incorporar elementos de design que lembram o passado, as marcas também estão apelando para a memória afetiva dos consumidores.

Outro exemplo disso é o collab entre Buballoo e o Boticário, lançados pela primeira vez em 2021, os hidratantes traziam aromas e embalagem que remete à goma de mascar popular nos anos 90. Os resultados foram animadores e o que deveria ser uma edição limitada voltou às lojas em 2022.

E você com isso?

Tanto o mercado infantil quanto o lançamento de produtos nostálgicos representam uma oportunidade incrível para inovar na sua linha de alimentos e bebidas. Mas como dito anteriormente, a melhor maneira de fazer isso é aliando sabor e saúde.
A Pronutrition é especialista em criar sabores cativantes e conceitos inovadores de produtos. Está pensando em criar um produto novo para sua linha? Fale com a gente!

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Mercado de Alimentação Infantil: Desafio que não é brincadeira de criança




O mercado de alimentação  infantil foi avaliado em US $ 77.448,15 milhões em 2021 e espera-se que registre um CAGR de 7,01% durante o período de previsão. Mas se você acha que conquistar esse público é brincadeira de criança, se enganou! inovar no mercado infantil pode ser tão desafiador quanto no mercado dos adultos.

Se você nunca assistiu o vídeo “Children See Children Do”, pare agora de ler esse texto e assista. Ele ilustra perfeitamente o princípio básico do mercado de alimentação infantil, que é “crianças imitam adultos”. Essa imitação ocorre como um mecanismo evolutivo de sobrevivência, que nos ajuda a aprender e a sentir-se parte de um grupo social. Por isso, para inovar no mercado de alimentação infantil é preciso entender o mercado dos adultos.

Os números mostram que os adultos estão buscando saudabilidade, bem-estar e qualidade de vida. Você sabia que 66% dos brasileiros colocaram como meta cuidar mais da saúde em 2022? Isso também inclui as crianças! Para se ter uma ideia, cerca de 17,4% do consumo relacionado à alimentação em um lar é direcionado por crianças até 12 anos. 


O QUE OS PAIS BUSCAM? 

É importante notar que, apesar dos mercados serem semelhantes, as necessidades alimentares das crianças são diferentes dos adultos. Crianças comem porções menores e, portanto, precisam de alimentos ricos em nutrientes, já que estão em fase de crescimento. Esse desafio nutricional ainda é incrementado pelo desejo de um estilo de vida saudável vindo dos pais.

A pesquisa Saudabilidade no Mercado Infantil, realizada pela SaudaBe Group e pela OutCast Ventures, parceiros da Pro, mostrou que 44% dos pais estão em busca de uma alimentação mais saudável e dispostos a investir mais na qualidade dos produtos que oferecem aos seus filhos.

A dieta considerada saudável para adultos, que é pobre em gordura e rica em fibras, não é a melhor para crianças por conta de sua baixa densidade energética e de alta massa. Além disso, os estômagos das crianças pequenas lidam bem com alimentos ricos em fibras, como o macarrão de trigo integral e arroz integral. Na verdade, uma dieta com muita fibra às vezes pode reduzir a quantidade de minerais absorvidos pelo organismo, como Cálcio e Ferro.

A pirâmide alimentar infantil deve incluir uma quantidade maior de alimentos reguladores (ricos em fibras e sais minerais), construtores (proteínas, Cálcio e Ferro) e energéticos (carboidratos e gorduras).

Com isso em mente, o que os pais estão buscando para alimentar suas crianças?

Nutrição Digestiva em Destaque: Probióticos no mercado de alimentação infantil

De acordo com uma pesquisa da Mintel, uma parcela significativa, 55,67%, dos pais costuma adquirir produtos com probióticos, como iogurtes e Yakult. Isso porque consideram fundamental reforçar a saúde digestiva de seus filhos. Isso reflete uma crescente conscientização sobre a importância do equilíbrio da microbiota intestinal para o bem-estar geral das crianças.

 

A Ascensão dos Alimentos à Base de Vegetais

Outro dado revelador é que 48% dos pais concordam que alimentos à base de vegetais são mais saudáveis do que alimentos de origem animal. Esse número está de acordo com as tendências do mercado adulto e vem moldando o mercado de alimentos infantis também. Por isso, impulsionando a criação de opções à base de plantas cada vez mais atrativas e saborosas é possível inovar nos dois mercados.

Entre essas opções, o consumo de bebidas vegetais para substituir ou incrementar a nutrição das crianças se destaca como uma fonte rica de nutrientes. Um exemplo é o desenvolvimento da Pro em parceria com a Natural One da bebida vegetal lançada em abril de 2023. A fórmula é rica em Cálcio.

 

 

Snacks à Base de Vegetais: Uma Opção Emergente no mercado de alimentação infantil

A pesquisa realizada por nossos parceiros Saudabe e Outcast  mostra que 31% dos entrevistados expressaram interesse em comprar snacks feitos à base de vegetais, como sucos de frutas com vegetais e salgadinhos vegetais. Essa tendência reflete a busca por alternativas de lanches mais saudáveis e nutritivas que ainda sejam saborosas e atraentes para as crianças.

Foi pensando exatamente nisso que a Pro desenvolveu a Linha de géis B.oma, apresentada na FISA. Essa inovação traz sabores indulgentes e funciona como um snack saudável de frutas rico em vitaminas para tomar a qualquer momento, agradando adultos e crianças.
Entenda mais sobre esses géis!  

 

 

DO QUE AS CRIANÇAS GOSTAM

Já vimos as principais vontades dos pais. No entanto, será que na prática é fácil convencer os pequenos a ter uma dieta saudável, com snacks de vegetais, por exemplo?  A evolução do paladar infantil dificulta a introdução de alguns alimentos considerados atrativos para os adultos. Um adulto poderia comer um snack amargo ou agridoce e achar delicioso, mas o mesmo snack seria rejeitado pelas crianças. Por isso, além de entender as tendências de mercado, é essencial entender quais são os gostos dos pequenos e como agradar o seu paladar.

Cientistas do Monell Chemical Senses Center, da Filadélfia, Pensilvânia, descobriram que crianças preferem sabores mais intensos em doces e salgados, e a predileção por esses sabores é ainda maior do que a dos adultos. Além disso, formatos diferentes e alimentos que lembram brinquedos também são mais atrativos e podem atrair a atenção da garotada. Por último, apostar em texturas cremosas e viscosas pode ser mais interessante do que texturas pegajosas ou fibrosas.

Com isso em mente, como é possível unir o melhor dos dois mundos? É possível agradar tanto os pais que buscam alimentos saudáveis, quanto as crianças que exigem que eles sejam deliciosos?

 

Doçura Reduzida com Sabor Mantido

O sabor doce pode ser uma armadilha nutricional. Normalmente ricos em açúcares, os alimentos doces como balas e biscoitos fazem sucesso com as crianças, mas desagrada e muito aos pais. A alternativa são os alimentos indulgentes e saudáveis, com substituição da sucralose e outros açúcares por alternativas mais saudáveis. A pesquisa do Saudabe e Outcast revelou que 35% dos pais preferem comprar doces com redução no teor de açúcar para seus filhos. Muitos produtos infantis agora estão oferecendo versões com menos açúcar ou adoçantes naturais, como o xilitol.

Isso demonstra um esforço para manter o equilíbrio entre a satisfação do desejo por doces das crianças e a preocupação com sua saúde, apesar das dificuldades do paladar infantil.

 

 

E por falar em paladar infantil…

Você já percebeu que muitos adultos têm dificuldade de experimentar novos sabores? Alguns não conseguem lidar com algumas texturas e normalmente preferem sabores muito doces ou muito salgados?

Chamado de Tare (Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo), o popularmente conhecido “paladar infantil” ocorre quando a seletividade alimentar, ou seja, a rejeição a diversos tipos de alimentos, traz problemas nutricionais e até psicológicos para adultos e crianças.

Mas nem todo mundo que gosta de comer como uma criança tem paladar infantil, viu? Na verdade essa é uma outra tendência de mercado.

 

 

Uma Viagem no Tempo: O Resgate de Produtos Nostálgicos e indulgentes

Você já teve um dia difícil no trabalho e no final dele só queria comer um docinho? Ou fugir um pouco da dieta e pedir uma pizza? Ou ainda, você já passou por um produto que adorava na infância e precisou colocar ele no carrinho de supermercado? Isso é uma reação saudável de fuga do seu cérebro, para te trazer conforto. Em um mundo em constante evolução, às vezes, tudo o que precisamos é um toque do passado para nos fazer sentir em casa. O consumo de alimentos destinados em sua maioria para o público infantil traz de volta a sensação de acolhimento que tínhamos na infância. A nostalgia desempenha um papel significativo nas escolhas dos consumidores, e as marcas de alimentos e bebidas estão percebendo isso mais do que nunca.

 

 

Marcas que marcaram nossa infância voltando para o mercado

Uma pesquisa feita pelo Spotify em 2019 mostrou que 70% das pessoas entrevistadas se lembram de marcas presentes em momentos especiais de suas vidas. Em tempos incertos como a pandemia, esse sentimento nostálgico aflorou ainda mais nos consumidores. Segundo um artigo desenvolvido pela Buffer, a felicidade desperta em nós a vontade de compartilhar e a tristeza acaba por nos conectar e gerar empatia. A nostalgia, portanto, aloja esses dois sentimentos, se tornando um gatilho poderoso para as marcas.

De acordo com pesquisa da Mintel sobre tendências de sabores e ingredientes em sobremesas e confeitos, de 2021, 45% dos consumidores americanos deram preferência para sobremesas que os lembrassem de sua infância. 

De maneira geral, as campanhas e o lançamento de alimentos e bebidas com o apelo da nostalgia tem um enfoque maior nos Millennials, ou seja, em produtos que foram sucesso nos anos 1990. Isso porque os Millennials foram as crianças desse período e, hoje, são os adultos entre 25 e 44 anos que passaram recentemente pela crise financeira e pela pandemia, portanto, os mais propensos a gostarem daquilo que lembra o passado. 

 

Voltando a ser criança: O marketing de nostalgia

No Brasil, a Nestlé trouxe de volta ao mercado brasileiro uma releitura da Mocinha, produto popular na década de 1990 e hoje chamado de Moça Mini. Disponível nos sabores tradicional, morango e chocolate, o produto incorpora perfeitamente a indulgência no sabor como um leite condensado aromatizado. 

O retorno de produtos amados como esse cria uma conexão emocional instantânea com os consumidores. A reedição de produtos antigos não é apenas um ato de nostalgia, mas também uma demonstração de que as marcas estão dispostas a ouvir e atender aos desejos do público.

 

Nostalgia e relançamentos

A nostalgia não é apenas sobre o produto em si, mas também sobre a experiência que ele proporciona. Ao recriar embalagens vintage ou incorporar elementos de design que lembram o passado, as marcas também estão apelando para a memória afetiva dos consumidores.

Outro exemplo disso é o collab entre Buballoo e o Boticário, lançados pela primeira vez em 2021, os hidratantes traziam aromas e embalagem que remete à goma de mascar popular nos anos 90. Os resultados foram animadores e o que deveria ser uma edição limitada voltou às lojas em 2022.

E você com isso?

Tanto o mercado infantil quanto o lançamento de produtos nostálgicos representam uma oportunidade incrível para inovar na sua linha de alimentos e bebidas. Mas como dito anteriormente, a melhor maneira de fazer isso é aliando sabor e saúde.
A Pronutrition é especialista em criar sabores cativantes e conceitos inovadores de produtos. Está pensando em criar um produto novo para sua linha? Fale com a gente!

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