É certo o ditado de que primeiro comemos com os olhos, e isso se aplica perfeitamente ao mercado de suplementos e alimentos funcionais. As prateleiras dos supermercados e lojas estão lotadas de uma variedade de itens com embalagens de diversas cores, formatos e dizeres. Mas, dentre essa infinidade de opções, qual o consumidor prefere?

Uma palavra é necessária para responder a essa pergunta: conexão. Pode até soar um tanto quanto poético, mas a ligação que o consumidor cria com a marca, e principalmente com a embalagem, é uma das maiores razões que alavancam a venda do produto. E isso é fácil de perceber. Observe as marcas mais famosas de alimentos que você consome, e note esse detalhe.

Ademais, a revista Journal of Consumer Psychology apontou em um estudo que embalagens com uma estética melhor produzida reduziu o tempo de escolha do cliente, ou seja, o produto foi comprado de imediato. Nesse mesmo contexto, os consumidores escolheram embalagens com design mais luxuosos mesmo quando haviam produtos mais “famosos”. A pesquisa também mostrou que quatro pontos definem uma boa embalagem ou a transformam em um desastre: brilho, cor, forma e textura. Se usadas em harmonia, aumentam o valor do produto, do contrário, serão possivelmente rejeitadas.

Muito além de apenas “guardar”

Além de trazer uma apresentação esteticamente agradável, as embalagens de alimentos buscam se adaptar ao consumidor. Para atender as demandas de públicos tão distintos, empresas e indústrias de suplementos e alimentos funcionais devem se ajustar aos novos parâmetros de compras. Dentre esses critérios, podemos citar embalagens ecológicas que buscam evitar o desperdício já que são biodegradáveis, recicláveis e muitas vezes retornáveis. Além de tudo isso, há a exigência de que sejam confortáveis, se ajustem à pegada da mão, sejam práticas para transportar e ainda que sejam seguras.

Contudo, é possível encontrar diversas outras modalidades de embalagens que garantam a mesma eficácia. As mais comuns são:

  • Papelões: Geralmente são usadas para massas;
  • Vidros: Utilizados para alimentos ácidos;
  • Alumínio: Recomendada para bebidas gaseificadas;
  • Plástico.

A ligação que o consumidor cria com a marca, e principalmente com a embalagem, é uma das maiores razões que alavancam a venda do produto. E isso é fácil de perceber. Observe as marcas mais famosas de alimentos que você consome, e note esse detalhe.

 

Boas embalagens geram maior economia e maiores rendimentos

Já ficou claro que uma boa embalagem agrega valor e marketing e que existem várias possibilidades para atingir todos os públicos e nichos de consumo. Mas, se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não investir em um design mais elaborado, esse tópico será definitivo para sanar sua questão.

De acordo com uma pesquisa da Two Sides, instituto sem fins lucrativos que atua em cinco continentes, os possíveis consumidores são estimulados a comprar quando: 64% sabem que há segurança, 52% entendem as informações que os rótulos trazem e 47%, quando percebem facilidades no manuseio de abertura ou fechamento.

Além do apelo comercial, também há a questão de logística e transporte do produto para os centros de distribuição. Nesses deslocamentos, podem ocorrer eventuais abalos e os alimentos podem sofrer estragos e avarias. Pensar no design de embalagens fornece uma garantia extra ao produto e ao consumidor, gera economia de locomoção e segurança para o alimento.

Regras para embalagens

Mesmo com todas as inovações, ideias e projetos para embalagens, é preciso ficar atento ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável por disponibilizar às normas e diretrizes. Segundo o próprio órgão, a adequação serve para garantir a segurança, informação e saúde do consumidor e ainda certificar que a quantidade declarada corresponde ao que realmente está sendo ofertado.

Por fim, desenvolver, elaborar e pesquisar a área de envases mais práticos e funcionais faz parte dos objetivos da Pronutrition, que além disso, busca sempre estar de acordo com as orientações e diretrizes do Inmetro. Isso demonstra um cuidado a mais em oferecer sempre o melhor aos empreendimentos, ao conservar alimentos de forma segura, em embalagens modernas, práticas e que atendam as expectativas de quem consome.

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