Segundo o Google Trends, a palavra sustentabilidade teve um aumento de 809% nas buscas de janeiro a junho de 2023. Uma pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre em 2022, mostrou que o número de compras de itens que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis com benefícios ambientais e sociais cresceu 32%.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Union + Webster mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% não se importam em pagar um pouco mais por isso. Esses são apenas alguns indicativos de que a sustentabilidade se tornou parte do negócio. Consumidores têm buscado por selos verdes, redução dos ingredientes nos alimentos e estão dispostos a pagar a mais por produtos com apelo verde. Se isso não é uma grande oportunidade para inovar, o que é?

Desde a assinatura do Acordo de Paris para a redução de emissão de dióxido de carbono, houve um aumento expressivo das marcas com apelo ao verde. Com o passar do tempo, no entanto, essa expressão se saturou como um indicativo de merchant em que a compensação dos danos ambientais eram feitas superficialmente e apenas por obrigação. Mas e se, ao invés de compensar os estragos, fizéssemos da sustentabilidade uma oportunidade rentável e lucrativa para todas as espécies? Por isso, propomos aqui um desafio: Pare de pensar verde e comece a pensar colorido.

O pensar colorido além de verde

A ideia de tornar o mundo verde vem do desejo de torná-lo sustentável. Por ironia, quando pensamos em processos sustentáveis, o meio-ambiente é o melhor engenheiro, arquiteto e publicitário. Com processos cíclicos e taxa zero de perdas, o meio ambiente tem um mindset colorido: Inovação, tecnologia e conexão.

Inspirados nesses três pilares, é possível não apenas compensar o meio ambiente, mas criar processos escaláveis, cíclicos, com um número muito menor de perdas. Quer um exemplo? Em 2020,  surgiu a demanda de uma nova linha de géis para a PRONUTRITION. No entanto, partiu do nosso próprio Time de Engenharia construir um processo muito mais eco-friendly, com economia de energia e água. A ideia se transformou em projeto e com muita inovação, trouxemos um processo cíclico sobre o qual, falaremos mais adiante.

Mas, como se inspirar para ter esse tipo de ideia? Nosso e-book anual traz uma coleção de inovações incríveis todos os anos, inclusive inovações pensadas com um design ecológico. Entre elas um empreendimento criado a partir do resíduo de cacau, um gel biomédico construído a base de seda de aranha e três ideias incríveis para reduzir o impacto gerado por embalagens plásticas no mundo. Todas as ideias foram inspiradas nos pilares de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Preciso ler esse e-book agora!

Azul | Tecnologia em processos e pessoas

Segundo uma recente pesquisa da PwC, encomendada pela Microsoft, a inserção da Inteligência artificial nos setores de agricultura, água, energia e transporte pode aumentar o PIB mundial em 4,4% até 2030.

O uso de tecnologia nos alimentos é uma das chaves para criar produtos e ciclos sustentáveis. Hoje, 70% dos brasileiros diz querer se alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. Além disso, em 2020, 47% dos brasileiros que reduziram o consumo de carne animal a trocavam exclusivamente por vegetais, fortalecendo o movimento plant based e a busca por proteínas alternativas, reduzindo assim os efeitos da agropecuária no meio ambiente.

Para além dos alimentos feitos apenas à base de plantas, a Embrapa divulgou em 2023 um projeto de desenvolvimento pioneiro de carne de frango cultivada em condições controladas de laboratório. Um avanço tecnológico incrível que começou no Brasil. Essas novas tendências de mercado, forçam a indústria a inovar e pensar criativamente para suprir a demanda. Seja com pesquisas e profissionais que desenvolvam produtos pensando de maneira cíclica, até a montagem de uma linha industrial com energia limpa e zero desperdício. Em outras palavras, para pensar verde é inevitável pensar azul.

Um exemplo de saída inteligente, inspirada nesse tal de pensamento azul, é utilizar a infusão de IA em redes de energia distribuída limpa, para mobilidade urbana inteligente, agricultura de precisão, cadeias de suprimentos sustentáveis, monitoramento e fiscalização ambiental, e previsão e resposta aprimoradas de clima e desastres. 

Roxo | A inovação

Paralelamente, inovação radical e colaboração será necessário ampliar e aprofundar o conjunto de soluções. Além de se inspirar no design natural, é preciso ter um olhar aguçado para problemas que podem virar grandes soluções. Por exemplo: Cerca de um terço dos alimentos é perdido ou desperdiçado entre a produção e o prato. Além de criar tecnologias para retardar o amadurecimento de vegetais, e prolongar seu shelf life, criar novos alimentos a partir desses desperdiçados é uma saída inteligente mas que exige experiência em inovar.

É essencial ter em mente a experiência de consumo desse alimento já que ela deve fazer parte da inovação. Embalagens pensadas para o momento de consumo ideal, facilitando a reciclagem ou até mesmo produzidas com material 100% biodegradável, são formas de inovar na sua linha e torná-la mais rentável para o planeta, mas isso é apenas parte da solução.

Em diversos casos, ter parceiros com um objetivo alinhado de inovar de maneira sustentável pode ser a saída ideal para inovar na sua linha, não apenas verde.


Conexões: A junção das cores

Sair da caixa não é fácil. Se você gostaria de ter uma linha não apenas mais sustentável, com um apelo ambiental maior, mas também tecnológica e inovadora, nós podemos ajudar. 

Com uma linha de géis, pós e cápsulas completa, a Pronutrition oferece um processo mais limpo para produtos saudáveis. Além disso, nosso Time de Inovação tem parceiros, fornecedores e ideias incríveis que apoiam o desenvolvimento colorido, pensando de maneira cíclica desde a formulação do produto até seu lançamento no mercado.

E aí? Quer saber mais sobre nós? Visite nosso estande na FiSA 2023, a maior feira de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas, nos dias 8 a 10 de agosto. Traremos inovações sustentáveis que vão explodir a sua cabeça com ideias. Vem com a gente!

 

A Pronutrition é especialista em desenvolver suplementos e alimentos funcionais. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, ajudamos sua marca a alavancar seu mercado, compondo sua atual linha com produtos inovadores. Venha saber mais!

Saiba mais