A saúde sexual refere-se ao estado de bem-estar físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade.

A pandemia da Covid-19, afetou drasticamente a qualidade de vida dos indivíduos, e na esfera sexual não foi diferenteEmbora alguns estudos relacionam diretamente a Covid-19 com problemas de ordem sexual, os elevados níveis de estresse e ansiedade foram os principais responsáveis por potencializar esses problemas. Por exemplo, observou-se que a falta de energia e o cansaço constante trazidos pelo estresse, levaram a uma queda brusca da libido durante o período, reduzindo a atividade sexual, a sensação de prazer e a qualidade da atividade sexual. Já o declínio na função e satisfação sexual das mulheres, durante a pandemia, foram associados a diversos fatores. Entre eles estão o menor ajuste psicológico, aumento da taxa de ansiedade, depressão, preocupação e estresse.

 

O crescimento anual estimado para o mercado de bem-estar sexual entre 2022 e 2025 é de cerca de 8% ao ano

 

Apesar do aumento dos problemas sexuais relatados acima, o mercado de produtos sexuais nos últimos 3 anos apresentou crescimento acelerado, o que sugere interesse da população por superar esses obstáculos. Conduzidos principalmente pelo segmento de brinquedos eróticos, o crescimento anual estimado para o mercado de bem-estar sexual entre 2022 e 2025 é de cerca de 8% ao ano, com destaque para lubrificantes, óleos de massagem e suplementos. Outro aspecto acelerado nos últimos anos é a transição do domínio do mercado para saúde sexual que é predominantemente masculino (maior de 60%) para o público feminino. Atrelado a isso, uma das principais tendências a partir do ano de 2022 é a busca por produtos mais naturais e que promovam momentos intimistas e prazerosos, como apontado pela sexóloga Rebecca Alvarez. In 2021, Everyone’s Going to Be Talking About Sex and Intimacy.

O crescimento desse mercado chamou atenção de marcas de outros segmentos, como é o caso da Halls Brasil, que recentemente lançou uma linha intitulada “Kit Rolê Halls” que conta com um lubrificante, camisinha e energético sabor Halls extra forte.

No mercado de suplementos não foi diferente. O setor de suplementos com foco em saúde sexual está em ebulição, já que o número de produtos lançados cresce exponencialmente acompanhando o interesse dos consumidores. Os suplementos visam entregar bem-estar sexual por diversos caminhos distintos, seja no fornecimento de experiências sensoriais ou de ingredientes e ativos que possam auxiliar na busca pelo prazer e melhora na performance.

 

Ativos e Funcionalidades comuns em Suplementos Sexuais:

O conhecimento sobre diversos ativos e suas funcionalidades, permitem que os suplementos alimentares se direcionem para especificidades de interesse como o setor sexual. Por exemplo, a arginina, muito usada pelos frequentadores de academia, também pode ser usada em suplementos para saúde sexual pois, proporciona a melhoria e aumento na vasodilatação nos órgãos sexuais. Outro ativo comum para esportistas, a cafeína, pode facilmente ser inserida nesses suplementos. Suas propriedades estimulantes, energizantes e redutoras da sensação de cansaço, aliadas ao efeito termogênico, dão suporte necessário para elevar a temperatura do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e favorecendo a estimulação dos órgãos sexuais.

Além dos ingredientes comuns ao mercado dos esportistas, outros ingredientes tradicionalmente conhecidos por suas propriedades afrodisíacas como a maca peruana, a geleia real, o ginseng e a catuaba, têm terreno fértil para crescimento dentro do mercado de suplementos para o bem-estar sexual.

 

Maca Peruana:

A maca peruana (L. meyenii), é um alimento ancestral e usado a mais de 500 anos como um suplemento pelos povos andinos. Suas propriedades anti-fadiga, energizante e potencializadora da libido são conhecidas e descritas há séculos por esses povos e estão cada vez mais difundidas e presentes em alimentos e suplementos. Apesar dos mais de 500 anos de uso da maca como suplemento para saúde sexual, poucos estudos descrevem a origem desses efeitos. Acredita-se que as macamidas e macaenos, substâncias presentes unicamente na maca juntamente com glicosinolatos, alcaloides e esterois, sejam os responsáveis pelos efeitos tão buscados na maca.

 

Geléia Real

 A geleia real, o mais nobre produto das abelhas, um dos alimentos mais completos da natureza, possui açúcares, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, hormônios naturais, acetilcolina e 10-DHA, este último exclusivo da geleia real. Além disso, é procurada pela melhora na saúde vascular, sistema imune, pele e da saúde sexual. Seja para melhorar a fertilidade, reduzir os sintomas da menopausa ou melhorar as funções urinária, a geléia real é rica em funcionalidades quando o assunto é saúde sexual.

 

Ginseng e Tribulus terrestris

Outros vegetais conhecidos pelas suas propriedades afrodisíacas e potencializadoras sexuais são o ginseng e a Tribulus terrestris. Esses alimentos são conhecidos adaptógenos que possuem capacidades de equilibrar o organismo frente às condições de estresse e que ajudam na manutenção do bom funcionamento do organismo, inclusive nas funções sexuais. Além disso, estudos que apontam mecanismos específicos de ginsenosídeos (compostos presentes no ginseng) no relaxamento dos corpos cavernosos por aumento na liberação de óxido nítrico e maior vasodilatação, o que pode servir para o aumento da atividade sexual. Outros estudos, avaliando mulheres no período pós-menopausa, apontam que a tribulus terrestris promove melhora no desejo sexual em mulheres e redução dos sintomas da menopausa.  

 

Além da combinação de diversos ingredientes com potenciais efeitos na saúde sexual como os citados anteriormente, os suplementos alimentares podem oferecer ainda mais. Além dos diversos formatos e momentos de consumo, eles permitem uma ampla aplicação de texturas e sabores que auxiliarão o atingimento do bem-estar sexual. Por exemplo, suplementos em géis com sensação de “hot” ou “ice”, com a picância das pimentas, o frescor do hortelã ou até mesmo o formigamento trazido pelo uso do extrato de jambu são algumas das muitas oportunidades para o desenvolvimento de produtos para a saúde sexual. 

A Pronutrition é especialista em inovação e já desenvolveu diversos produtos que auxiliam a saúde sexual. Alguns inclusive já fazem sucesso no mercado, como o Titanium e a Afrodite da Feitiços aromáticos.

Quer conhecer outras oportunidades que esse mercado traz? Fale com a gente!

Fale com a gente!