O interesse dos consumidores em alimentos e bebidas funcionais cresce consistentemente. E as razões são as mais diversas possíveis.

O que você faria se observasse um aumento claro e repentino na demanda de mercado por pães artesanais? Iniciaria sua própria padaria de imediato? Ou seria melhor entender mais profundamente as razões que levaram a isto antes de tomar uma decisão de mercado tão arriscada e onerosa? Acho que a segunda opção, não é mesmo?
Vamos pensar juntos: pães artesanais são, geralmente, fermentados naturalmente e a fermentação está altamente associada à saúde mental e gástrica. Entre outros fatores, este suposto aumento repentino poderia estar associado a uma nova tendência e consumo por algumas características funcionais de um produto já consagrado.
A questão aqui é bastante clara: conhecer a funcionalidade que interessa aos consumidores é o ponto de partida para inovar em produtos que atendam com excelência a demanda.

Melhor do que perceber um movimento claro no mercado de consumo final é entender as razões que motivam esta dinâmica e se dedicar a explorar a tendência.

Exemplos de alimentos funcionais não faltam

A “Ashwagandha”, ou ginseng indiano, é usada para o alívio do estresse. O xarope de plátano, para perda de peso. A moringa é um substituto natural para a Ritalina. Suco de salsão para foco. Hortelã, melancia e rabanete para melhorar a qualidade digestiva. Mas te garantimos que há muito mais!
Saber o que está em alta é importante mas saber o porquê disso é ainda mais. Com consumidores cada vez mais dedicados a buscar informação sobre seus hábitos alimentares e os benefícios de suas escolhas, logo não haverá mais espaço para a tentativa e erro, para “achismos” ou para apostas em características simples como diferencial.

O papel da alimentação funcional na juventude estendida

Entre as tendências mais procuradas está o combate ao envelhecimento precoce. Aliás, ele está em franco crescimento com o veganismo se destacando como uma das principais armas dos consumidores para parecerem mais jovens por mais tempo. Essa mudança brusca de dieta é um desafio que poucos estão dispostos a encarar, mas a opção gradual por produtos adequados ao perfil pode acolher este desejo do mercado consumidor sem que os sacrifícios sejam (muito) grandes.

A busca pelo sono perdido através de bebidas funcionais

Atualmente, noites de sono de qualidade são objetivos declarados por um contingente enorme e as pessoas procuram ferramentas para alcancá-las. Quer um exemplo? O leite dourado, uma bebida ayurveda muito difundida nos últimos anos, está no topo das listas de compras das pessoas que buscam uma forma mais natural para indução do sono.
Ou seja, com uma sociedade cada vez mais conectada, exigente e comunicativa, pessoas têm sofrido para pegar no sono naturalmente ou até sacrificando horas importantes para conseguir encaixar todas as suas vontades nas “limitadas” 24 horas de cada dia.

O bem-estar como novo Deus

A busca pelo bem-estar (em alguns casos, chamado de plenitude) se tornou uma nova filosofia social. A sensação de saúde total, indo além do fato de não estar doente, é o mote desta “religião”. 
Inúmeros movimentos dirigidos à saúde tem se dedicado ao bem-estar além da saúde física e mental, envolvendo alternativas para desenvolver todos os aspectos do conceito. Dessa forma, os alimentos funcionais e bebidas têm papel preponderante, sendo muitas vezes entendidos como base para atingir o objetivo da plenitude.

Quer saber mais sobre o mercado de bem-estar? Clique aqui!

Saúde mental e gástrica

Consumidores que procuram desenvolver e proteger sua saúde cognitiva tem optado por ingredientes naturais em suas rotinas, valendo-se de suas propriedades de estimulo cerebral. Por exemplo, o consumo de batata doce decolou na última década por ter uma de suas principais características funcionais ligadas aos benefícios esperados. 
A própria saúde gástrica tem papel importante sobre o bem-estar geral. Casos de ansiedade, enxaquecas, dermatites e desequilíbrio hormonal tem sido relacionados ao mal funcionamento do sistema digestivo.
Outro fator ainda mais óbvio do aquecimento desta tendência é a perda de peso. Mas não da forma que você imagina! Hoje em dia, a busca por padrões de beleza irreais não tem sido mais a tônica, e sim argumentos de bem-estar muito mais alinhados com a autoaceitação. As pessoas entendem cada vez mais que a diferença entre seus corpos não é ruim, passam a aceitar-se melhor e entendem que a saúde está acima da estética (mas não muito acima).

Como saber se os alimentos funcionais permanecerão em destaque?

Por entender as razões por trás das tendências, a Pronutrition evolui com projetos de pesquisa e desenvolvimento capazes de gerar primeiramente soluções, que em um segundo momento são formatados em produtos específicos, com características que favorecem o consumo funcional por parte de consumidores cada vez mais exigentes.
O desenvolvimento de formulações sob medida, adequadas aos perfis de mercado de cada um de seus clientes, permite que cada produto tenha o perfil da marca que o comercializa, herdando sua essência e entregando inovação na base competitiva. 
Separar tendências de modismos é parte deste desafio e um dos pontos mais importantes ao considerar quando se fala em perenidade, fator fundamental para que uma ideia possa evoluir para o status de oportunidade e ser efetivamente explorada comercialmente. Na Pronutrition, isso é regra de atuação e uma das razões mais evidentes do porquê nossos clientes estabelecem relações de parceria a nível estratégico.

Já sabe qual produto vai fazer a sua marca decolar? A PRO sabe!

Fale com a gente!